sexta-feira, janeiro 25, 2013

Equipe EcoViagem da UOL destaca o ecoturismo no Piauí

Turistas nas praias formadas pelas dunas as margens
do Rio Parnaíba
A Equipe EcoViagem da UOL fez reportagem publicada no dia 21 de janeiro destacando o ecoturismo em todo o estado do Piauí. A reportagem fala do 'Pequeno, mas deslumbrante litoral do Piauí' e principalmente do Delta do Rio Parnaíba, o único das Américas cuja foz deságua em mar aberto. Veja abaixo reportagem na integra.

Situado na região Nordeste do país, o pequeno estado do Piauí, que há alguns anos abre suas portas para o turismo, começa a ganhar espaço quando o assunto é ecoturismo e turismo de aventura. Com apenas 66 quilômetros de litoral e uma geografia que varia de vales úmidos a Chapada das Mangabeiras, a 880 metros do nível do mar, o Estado abriga o complexo Polo Costa do Delta e a Serra da Capivara, declarada patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO por conter vestígios do surgimento do homem no continente americano e formações geológicas de mais de 400 milhões de anos.

O Delta do Parnaíba forma um labirinto de águas e ilhas
O Delta do Rio Parnaíba é o único das Américas cuja foz deságua em mar aberto e, em seu caminho, vão surgindo praias fluviais. Seu delta forma um arquipélago com 2700 km² de área com mais de 80 ilhas e praias desertas. Em território piauiense, cruza as cidades Buriti dos Lopes, Luís Correia, Cajueiro da Praia, Ilha Grande e Parnaíba, formando o Polo Costa do Delta. O delta serve também de cenário para a Rota das Emoções, um dos passeios mais famosos do Brasil.

Em Parnaíba, dentre as muitas belezas naturais está a Lagoa do Portinho, cercada de dunas. Por lá acontece o Campeonato Mundial de Windsurfe, além de ser um dos lugares favoritos pelos praticantes de atividades náuticas. A Praia da Pedra do Sal é o point dos surfistas, mas gente de todo o canto aparece no final da tarde para apreciar o belo pôr-do-sol que se revela sobre as pedras. A praia foi batizada assim por causa de um fenômeno diário curioso: quando o mar está alto, as ondas quebram sobre imensas pedras, onde pequenos nichos ou depressões acumulam água e depois, com a evaporação, o sal.

Orla da Praia de Atalaia em Luis Correia (PI)
Em Luis Correa, a Praia do Coqueiro é muito procurada para a prática de kitesurfe. Em Cajueiro da Praia, a visita ao Projeto Peixe-Boi Marinho é obrigatória, assim como ao balneário de praias desertas de Barra Grande.

Já Ilha Grande é uma das mais belas paisagens do litoral do Piauí. Dunas, manguezais, lagoas formadas pelas águas das chuvas, rio e passeios de barco fazem dessa cidade quase uma parada obrigatória para quem visita a região. No antigo povoado Morro da Mariana é possível encontrar artesanato em rendas de bilro e em palha.

Inscrições rupestres trazem os primeiros registros da
presença dos homens nas Américas, há mais de 60 mil anos 
Na Serra da Capivara, o viajante embarca numa máquina do tempo. Salpicada por mais de 170 sítios  arqueológicos abertos a visitação e mais de 1500 catalogados, que trazem os primeiros registros da presença dos homens nas Américas, há mais de 60 mil anos. São milhares de conjuntos de pinturas pré-históricas feitas por povos caçadores-coletores há cerca de 12.000 anos. Os interessados em biologia se deleitam com as espécies endêmicas da caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, onde a fauna e a flora apresentam a maior biodiversidade do semi-árido nordestino. A Serra da Capivara também atrai praticantes de atividades de aventura, como rapel, tirolesa, cicloturismo e espeleologia.

A temperatura varia de 15ºC, nas regiões mais altas, a 38ºC no litoral. O clima varia de tropical a semi-árido no interior. Filtro solar e repelente são indispensáveis. Também é fundamental levar uma mochila pequena com água e lanche, pois há muitas praias desertas, sem comércio local.

Alguns outros atrativos também podem ser encontrados nestes cenários exclusivos. Safáris, passeios de barco e trilhas são os preferidos dos turistas.

Edição do Jornal da Parnaíba | Com informações do UOL 

Nenhum comentário: