segunda-feira, novembro 26, 2012

Comissão estabelece diretrizes para seminário sobre a Bacia do Parnaíba


O grupo irá tratar sobre os detalhes do Seminário Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba.

A Comissão Pró Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba (CBH) se reuniu, na manhã desta segunda-feira (26), no auditório da Agespisa, para tratar sobre os detalhes do Seminário Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, que será realizado nos dias 04 e 05 de dezembro, em Teresina. Entre os membros, estavam presentes Semar, Agespisa, Dnocs, Codevasf, Semam e Chesf.

Ficou decidido que cada segmento representativo do comitê elegerá seus porta-vozes para o seminário, levando em consideração os órgãos que atendem aos usuários de água, a sociedade civil e o Poder Público dos três estados que compreendem a Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba (Piauí, Ceará e Maranhão).

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), Dalton Macambira, será o responsável pela mobilização do Poder Público e o Superintendente do Dnocs – Departamento Nacional de Obras contra a Seca -, José Carvalho, juntamente com Marcelo Hidd, representante da Agespisa, farão a mobilização dos Usuários de água. Já o engenheiro Avelar Damaceno Amorim ficou responsável pela mobilização da sociedade civil.

A Comissão Pró Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba será constituída por nove membros, três de cada segmento (usuários de água, sociedade civil e Poder Público) de cada estado, com seus respectivos suplentes, todos a serem escolhidos durante o evento.

Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba
A porção maranhense da bacia, caracterizada pelo rio Balsas, constitui-se em área de franco desenvolvimento econômico, com a implantação de grandes plantações de grãos, em especial a soja. No Ceará estão localizadas as nascentes do rio Poti, cuja foz se dá na capital piauiense, Teresina, bem como de outros cursos d’água cuja afluência final se dá em território piauiense como o Arabê, o Macambira e o Piranji.

Em função da necessidade da gestão integrada dos recursos hídricos compartilhados, foi firmado, em 2006, o Marco Regulatório envolvendo a Agência Nacional de Águas – ANA, o Estado do Ceará e o Estado do Piauí, abrangendo as bacias dos rios Poti e Longá. Quanto ao Piauí, o Parnaíba sempre esteve ligado à formação e desenvolvimento do estado, estando intimamente relacionado à própria personalidade do piauiense. Falar do rio Parnaíba é falar do Piauí, de sua cultura e identidade.

Ao longo dos anos, importantes avanços foram dados pelo Estado do Piauí para o gerenciamento integrado e participativo de seus recursos hídricos, fortalecendo o Sistema Estadual de Gerenciamento e ampliando a participação social nos processos decisórios. O Conselho Estadual de Recursos Hídricos atua desde 2002, como entidade máxima deliberativa quanto aos recursos hídricos estaduais.

Redação: Jornal da Parnaíba | Por Ana Célia Aragão
Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidade circunvizinhas

Nenhum comentário: