sexta-feira, novembro 30, 2012

Araióses comemora a festa de sua Padroeira Nossa Senhora da Conceição

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Araióses
Araióses vive clima de festa, fé e muita alegria... Já começou o maior evento católico da cidade, uma bela e inesquecível tradição... Festa da padroeira, NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, prestigiada por inúmeros araiosenses vindo de todo o canto do país!... Uma festa muito linda... Participe!...

As novenas dos festejos de Nossa Senhora da Conceição prosseguem até o dia 7 de dezembro e no dia 08, será o ápice da festa quando será feito o encerramento com uma grande procissão e em seguida missa campal.

Milhares de pessoas de cidades vizinhas e devotos da santa já se encontram na cidade para louvar sua padroeira, pessoas de vários lugares se encontram no dia do término do festejo de Nossa Senhora da Conceição em Araióses.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Araioses
datada de 1748
O município deverá receber também, por conta dos festejos, a cobertura de emissoras de TV de São Luís e rádios de inúmeros municípios do estado do Maranhão e até do estado vizinho, o Piauí. Blog’s e sites também estão fazendo a cobertura.

O festejo de Nossa Senhora da Conceição em Araioses é considerado um dos maiores da região e um dos mais participativos pela comunidade.

Rápido histórico do município:

O Município de Araioses teve sua origem de um aldeamento dos índios Arayos, uma ramificação dos Tremenbés que habitavam Tutóia. Araioses, então denominada Nossa Senhora da Conceição dos índios Arayos, já era uma povoação por volta de 1767, época em que foi visitada pelo governador Joaquim de Melo e Póvoas. Em 1893, foi elevada a categoria de vila, vindo a conquistar a atual condição de município em 29 de março de 1938, por força do Decreto-Lei n.º 45.

Praça no centro de Araioses tendo ao fundo o
Rio Santa Rosa que margeia o município
Seus principais pontos turísticos são: as praias do Farol, do Caju, do Meio, dos Guarás e Poldros; as ilhas do Caju, Canárias, dos Poldros, do Carrapato e outras quase 60 ilhas do Delta do Parnaíba dentro dos limites do município, em sua esfera continental conta também com Cana-brava, São Raimundo, Balneário de Ponta Grossa, Mangueira, Mexeira, Melancia etc. localidades nas margens do Rio Magu, cuja água é cristalina e de pura beleza. No povoado de Aldeia está localizado o cemitério indígena onde foi sepultado o fundador de Araióses João de Deus Magu, na sede municipal os principais pontos são a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição datado do ano de 1748, a Praça Viva Araióses e a Ilha de Barreiras.

Jornal da Parnaíba
Clique Aqui e saiba mais informações de Parnaíba e cidade circunvizinhas

Um comentário:

Prof. Hermerson Saulo disse...

O nome Araioses ñ tem acento! Não se acentuam paroxítonas (A - RAI - "O" - SES) terminadas em "ES". Portanto o correto é: ARAIOSES. (No município tem até lei q regulamentou isso!).