sábado, outubro 20, 2012

Dia do Piauí: Entrega da comenda Mérito Renascença

Carlson Pessoa recebeu a comenda do Mérito Renascença

Durante as comemorações do 19 de Outubro, Dia do Piauí, o governador Wilson Martins esteve presente em Parnaíba onde participou de diversas solenidades. Uma destas festividades e das mais concorridas, foi a outorga da Medalha do Mérito Renascença que anualmente é concedida a personalidades que se destacaram em suas atividades profissionais, ou que de alguma forma contribuíram para o Estado em suas iniciativas nas áreas da arte, da cultura, educação, do empresariado, da atividade pública, entre outros setores. 

Neste ano, na solenidade realizada em Parnaíba foram agraciadas várias personalidades, entre elas, o major Antonio Pacífico da Costa Neto, Comandante da Polícia Militar de Parnaíba, Antônio Fernando Araújo Silva, ator e diretor de teatro em Parnaíba, José Carlos Vilanova Oliveira, Juiz do Trabalho, José Fernandes Frota, empresário, Carlson Augusto Pessoa, jornalista e Vereador eleito, entre outros no grau Oficial e Comendador.

O dia 19 de Outubro 1822 marca, oficialmente, o início do movimento libertário no Piauí. Foi quando parnaibanos, liderados por Simplício Dias da Silva, declararam a província independente de Portugal, mas leal ao príncipe Dom Pedro, filho de Dom João VI, que ao partir de volta para Lisboa deixou-o responsável pelos negócios do reino em terras brasileiras.

Comemora-se nesta data o Dia do Piauí, marcado no calendário estadual por força de lei aprovada pela Assembleia Legislativa, de autoria do deputado José Auto de Abreu. A criação de um dia para o Piauí àquela época, como ainda hoje, provoca discussões sobre qual realmente é o dia mais importante na história da antiga província.

O 19 de Outubro, segundo os historiadores que defendem ser Parnaíba o centro irradiador das ideias de liberdade, colocam sobre as cabeças de Simplício Dias da Silva e do juiz João de Deus e Silva os louros da independência e deixam em plano inferior os passos seguintes do movimento, registrados, principalmente em Oeiras e Campo Maior.

Jornal da Parnaíba
Clique Aqui e saiba mais informações

Nenhum comentário: