quinta-feira, outubro 11, 2012

Deputados petistas comemoram a derrota do ex-senador Mão Santa: Enterramos. “Mão Santa”, Assis Carvalho


Deputado Federal Assis Carvalho
Deputado diz que o povo enterrou Mão Santa politicamente, mas esquece de comentar que sofreu uma das maiores derrotas com o maior expoente do partido no Estado, o senador Wellington Dias (PT), que ficou em terceiro lugar na eleição para prefeito de Teresina.

O deputado federal Assis Carvalho (PT) ocupou a tribuna da Câmara dos Deputados esta semana para dizer que não houve melhor conquista para o PT no Estado do Piauí do que derrotar o ex-senador Mão Santa (PSC) na disputa pela prefeitura de Parnaíba.

O deputado falava sobre o desempenho do PT no País, onde o partido logrou crescimento nas urnas, e no Piauí, onde o PT elegeu 21 prefeitos, quando centrou sua avaliação no município de Parnaíba, município em que o ex-senador Mão Santa sofreu uma derrota com maioria de 10 mil votos.
“Todas essas conquistas foram comemoradas com muito carinho pelo PT do Piauí, mas uma em especial nos deu uma motivação a mais. Refiro-me, aqui, à cidade de Parnaíba, segundo maior colégio eleitoral do estado, onde o companheiro Florentino Neto foi eleito com ampla maioria, mesmo quando muitas pesquisas diziam o contrário”. 
Nazareno Fonteles

O parlamentar avaliou que três pontos foram essenciais para a conquista dessa vitória. “A grande liderança do prefeito José Hamilton Castelo Branco (PTB), a capacidade política e de articulação do companheiro Florentino Neto, e a sabedoria do povo em enterrar o modelo demagogo e populista que se apresentava em contraposição ao petista, com uma maioria expressiva de mais de 10 mil votos”.

O PT também elegeu prefeitos em Bertolínia, Boqueirão do Piauí, Campo Maior, Caracol, Caxingó, Colônia do Piauí, Joaquim Pires, Jurema, Lagoa do Sítio, Marcolândia, Parnaíba, São Francisco do Piauí, São Gonçalo do Gurguéia, São Gonçalo do Piauí, São João do Arraial, São João do Piauí, São Julião, São Pedro do Piauí, Sebastião Barros, Sebastião Leal e Tanque do Piauí.

 Petistas exaltam desempenho do PT e silenciam sobre derrota na capital
Os deputados federais petistas Assis Carvalho e Jesus Rodrigues usaram a tribuna da Câmara esta semana para enaltecer a atuação do PT no Piauí, mas não tocaram na derrota do partido sofrida no principal colégio eleitoral do estado, Teresina, onde o candidato e maior expoente do partido, senador Wellington Dias, ficou com um sofrível terceiro lugar na disputa pela prefeitura de Teresina.

Com um discurso de que “o governo do PT dá certo”, Assis Carvalho até tripudiou sobre a derrota sofrida pelo ex-senador Mão Santa (PSC) em Parnaíba. Partido recém-saído do governo, no qual ficou por dois mandatos, o número de prefeitos eleitos pelo partido somou 21. O deputado Júlio César (PSD), ao realçar o primeiro teste nas urnas do partido do qual é presidente regional, disse que conseguiu obter esse número, mesmo sem ter sido governo. 

Mas para Jesus Rodrigues, o PT teve sim um bom desempenho não só no Piauí, como no Brasil. Ele atribuiu o “êxito” ao bom desempenho do governo da presidente Dilma Rousseff, que supera, segundo o petista, até mesmo as investidas da imprensa, capitaneadas pelo revista Veja e pela imprensa televisiva.
Welllington Dias, derrota fragrorosa em Teresina - Foi
a menor votação obtida pelo senador na história da capital

“Outro dia, assistindo a um jornal, a repórter falava que o preço do tomate estava chegando a R$ 10 o quilo e mostrava na prateleira. Quando ela andou um pouco, concluindo a reportagem, nós vimos claramente numa gôndola que o preço do tomate era em torno de R$ 2. Isso também é uma tentativa de desconstruir um governo, de desconstruir o governo do Partido dos Trabalhadores, que vem conseguindo avanços significativos e importantes”, disse Jesus, que não parece ter andado em supermercado últimas semanas. 

Assis Carvalho e Jesus Rodrigues, no entanto, em nenhum momento dos seus discursos tocaram na derrota sofrida na capital de Teresina, uma das maiores nos últimos anos, advinda do eleitorado mais esclarecido do estado. Silenciaram completamente em suas intervenções na Câmara e realçaram o feito do partido em cidades pequenas do Piauí. A exceção é Parnaíba, onde o partido conseguiu vitória nas urnas mesmo com as pesquisas desenhando um quadro contrário. 
O grupo do ex-senador perde várias eleições seguidas

Municípios que o PT elegeu prefeito
Os municípios onde o PT conseguiu eleger prefeitos foram Campo Maior, Boqueirão do Piauí, Sebastião Barros, São Gonçalo do Gurguéia, Joaquim Pires, São João do Arraial, São Pedro, São Gonçalo do Gurguéia, Caxingó, Parnaíba, Caracol, Jurema, São João do Piauí, Sebastião Leal, São Francisco do Piauí, Colônia do Piauí, Tanque do Piauí, Marcolândia, São Julião e Lagoa do Sítio.

Diante do resultado das urnas, Assis Carvalho interpreta que o partido consolidou seu modo de governar. “O PT sai mais forte, maior, e com a certeza de que o projeto iniciado há 10 anos está no rumo certo e consolidado. O Brasil entendeu essa mensagem e respondeu nas urnas dizendo: o Governo do PT dá certo”.

Nazareno, embora tenha feito uso da tribuna, não tratou das eleições no Estado. Também os deputados fizeram questão de não abordarem o assunto de maior repercussão no momentos, afora as eleições que é o julgamento no STF do Mensalão, chamados pela maioria dos ministros de “sofisticada organização criminosa” que assacava os cofres públicos em prol da compra de apoios políticos 

Edição: Jornal da Parnaíba Fonte Fonte: Portal AZ
Clique Aqui e saiba mais informações

Nenhum comentário: