quarta-feira, outubro 17, 2012

Construção do Hospital do Câncer em Parnaíba


Na verdade a campanha para implantação de um hospital do câncer em Parnaíba já é bem antiga. Muitos foram os políticos que já fizeram referência a esta questão de grande importância. Quando ainda era deputado, Deusimar Brito, o Tererê (PSDB) pediu ao então governador Wellington Dias e ao também secretário de Saúde, deputado Assis Carvalho, a instalação de um hospital do câncer em Parnaíba. Na oportunidade ele teve requerimento neste sentido aprovado pela Assembleia Legislativa.

Alguns deputados chegaram a questionar sobre o repasse dos recursos da saúde para os municípios é muito pequeno não sendo suficiente para sozinho construir e manter um hospital para o câncer onde os custos são elevadíssimos.

Durante a última campanha eleitoral onde se sagrou eleito o candidato Florentino Veras Neto, este durante sua campanha afirmou que o hospital do câncer em Parnaíba desta vez sairia, pois havia estado com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) e o Senador Wellington Dias em reunião em São Paula e estes se comprometeram em conseguir os recursos para dar prosseguimento ao projeto já iniciado pelo atual prefeito José Hamilton Furtado Castelo Branco.

Em outras oportunidades, inclusive durante a campanha eleitoral recente (2012), Tererê afirmou que o hospital possibilitaria o atendimento de milhares de parnaibanos e pessoas de municípios circunvizinhos que, atualmente, precisam se deslocar para Teresina quando necessitam de assistência médica contra o câncer.

Vale ressaltar que Parnaíba está incluída em um projeto do Governo Federal que visa regionalizar o atendimento hospitalar de alta complexidade, dentre eles o tratamento de câncer, em virtude de sua localização e atendimento a inúmeros municípios não só do estado do Piauí como também de estados vizinhos como Ceará e Maranhão.

Vale lembrar que todo o atendimento de pessoas acometidas de câncer no estado do Piauí é acolhido pelo São Marcos em Teresina e sem nenhum ônus para os pacientes, sendo ele o único hospital do Piauí autorizado a fazer este tipo de tratamento. Portanto seria interessante examinar de perto esta questão que deverá ser tomada como exemplo, se possível, para trazer o mesmo atendimento para nossa cidade dentro das mesmas condições. Note-se ainda que um hospital para atendimento de câncer demanda aquisição de equipamentos caríssimos. Para se ter uma noção exata, não temos em Parnaíba e em nenhum outro município do interior do Piauí que disponha de qualquer tipo de equipamento para tratamento de câncer. Portanto não estamos falando de uma coisa tão simples.

Mas esta é uma luta que deve ser encampada por todos os parnaibanos e todos aqueles municípios que dependem de tratamento de saúde em nossa cidade.

Jornal da Parnaíba
Clique Aqui e saiba mais informações

Nenhum comentário: