quinta-feira, setembro 06, 2012

Em fim, prefeito de Cocal Fernando Sales é reempossado

Fernando Sales assina documento de sua reintegração ao
cargo de Prefeito de Cocal
Na manhã desta quarta-feira dia (05) de setembro, a Juíza da Comarca de Cocal, Exma. Dra. Maria do Perpétuo Socorro, chamou o Delegado de Cocal Dr. Rodrigo Moreira e determinou  a busca do Presidente da Câmara Municipal de Cocal, o Sr. Toinho Enfermeiro, como não foi encontra  até às 18:00 horas a Juíza determinou a posse do Secretário da Câmara de vereadores Elismar Brandão, às 19:00 horas no auditório da Câmara de Vereadores.

O objetivo da urgência era para empossar o prefeito Fernando Sales que teve o seu mandato cassado, mas ganhou na justiça o direito de voltar à Prefeitura. A ministra Nancy Andrighi, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divergindo de decisão da Justiça Eleitoral do Piauí, deferiu liminar que devolve o mandato ao prefeito de Cocal, Fernando Sales (PSB). O documento atendeu a ação cautelar ingressada no TSE pelos advogados do político.

Leia também:
Secretário da Câmara de Vereadores de Cocal,
Elimar Brandão,  presidiu a Câmara e deu posse ao prefeito
Fernando Sales é reconduzido à prefeitura de Cocal;
Infidelidade partidária pode levar a cassação do prefeito de Cocal;
Acompanhe a novela da cassação e nova posse do prefeito Fernando Sales.

Quem ficou no comando da prefeitura durante a ausência do eleito e por determinação da Justiça, foi o vice-prefeito Francisco Alves Domingues "Chico Preto".

Finalmente, depois de uma longa novela que durou dois dias de expectativas, aconteceu nesta noite (05) de setembro, a tão esperada posse do Prefeito Fernando Sales, em uma solenidade presidida pelo Secretário da Câmara de vereadores Elismar Brandão e com a presença dos vereadores Baca Legal, Mateus Mendonça e Elismar Brandão, e por determinação da Juíza da Comarca de Cocal Dra. Maria do Perpétuo Socorro Ivani e Vasconcelos, Fernando Sales é Empossado mais uma vez Prefeito de Cocal. Após a cerimônia, Fernando Sales seguiu para a Igreja Matriz, passou na gruta e seguiu para a Prefeitura Municipal de Cocal onde a população o levou para o seu gabinete.

Falta de quorum no dia anterior à posse
O Prefeito Fernando Sales logo que chegou em Cocal, seguiu em caminhada até a Câmara Municipal de Cocal, para a solenidade de posse, ao chegar ao local se deparou com os portões da mesma fechado. A posse não aconteceu por ausência de vários vereadores principalmente o presidente da casa o vereador Toinho Enfermeiro, que esteve no local por volta das 17:00Hs, e descumpriu a uma decisão Judicial do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que era par dar posse imediata ao prefeito. Faltaram ainda a sessão os vereadores Oliveira Canoa, Raimundinho do Campestre, Marilene Almeida, Francisco Antonio Filho, e Antonio Totonho que esteve na câmara até as 19:30 e depois desapareceu. Com isto a juíza não deu posse determinou a posse do vice, vez que o quorum não era suficiente para empossar o Fernando Sales.

Estiveram presentes os vereadores Mateus Mendonça, Elismar Brandão e Baca Legal. Depois de muita espera o Vereador Mateus Mendonça leu a determinação  do TSE-Teribunal Superior Eleitoral que deu o retorno ao cargo de prefeito com cumprimento imediato, em seguida o prefeito Fernando Sales fez seu pronunciamento. Não havendo quórum para haver posse, o prefeito afirmou que entrará com um mandado de segurança na manhã desta quarta-feira e convidou a todos os presentes para uma nova sessão às 10 da manhã de hoje (05) de setembro na Câmara Municipal de Cocal.

Redação do Jornal da Parnaíba com informações e foto do Cocal Notícias
Clique AQUI e saiba mais informações de Parnaíba e região

Nenhum comentário: