sexta-feira, setembro 21, 2012

Alfandegamento da ZPE de Pecém, Ceará, protocolado na Receita

Alfandegamento da ZPE do Pecém no Ceará
A Receita Federal no Ceará já está de posse do documento que pede o alfandegamento da área destinada à Zona de Processamento de Exportação do Estado (ZPE), localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). A entrega aconteceu no dia 22 de agosto, quando o projeto foi protocolado na comissão da superintendência regional do órgão, segundo informou Eduardo Macêdo, presidente da empresa que administrará a ZPE cearense, a Emazp.

"Nós (Emazp e Receita) ainda vamos agendar uma reunião para alinharmos as coisas, ou seja, saber se está faltando algo. Se não estiver, aí a gente vai para a segunda etapa, que é a auditoria do projeto", contou.

De acordo com ele, seguem sob a análise, "dentro dos parâmetros vigentes de legislação, a documentação de alfandegamento, as plantas das obras e os termos de contratação de sistemas e equipamentos e fluxograma de atividades".

Ao término da análise da Receita, Macêdo explicou que terá início a auditoria da obra física da ZPE. Iniciada desde maio deste ano, ele afirma que o prédio está sendo erguido e teve autorização da comissão responsável pela análise da zona de exportação cearense. "Nesta etapa, eles (os auditores) devem conferir se tudo que está no projeto está sendo feito na obra", detalhou.

No entanto, o presidente da Emazpe afirmou que tudo deve ocorrer sem alterações, "pois esta protocolização já foi muito discutida com a comissão da Receita, então entrou redondinho".
Outra questão tratada por Eduardo Macêdo é a do cumprimento dos prazos pelos Emazp para que a ZPE esteja funcionando em 15 de dezembro de 2012, como o planejado entre o governo do Estado e a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) - principal interessada nos benefícios fiscais oferecidos pela zona franca. 

"Quem diz que tem duvida se a ZPE do Pecém vai sair ou não é porque está mal informado. A pergunta não é se vai sair ou não. A pergunta é se vai realmente sair em dezembro. Nós estamos fazendo o possível para sair nesta data, mas tem coisas que não dependem de nós. Talvez não seja em dezembro, talvez seja em janeiro, no máximo -mas eu creio que não - seja em fevereiro", argumentou.

Ele ainda destacou que a ZPE cearense é a mais próxima a entrar em atividade dentre as 24 pré-aprovadas no País e será a maior de todo Brasil.

Da redação do Jornal da Parnaíba | DIÁRIO DO NORDESTE, 08/09/2012. |Por Armando de Oliveira Lima.

Clique AQUI e saiba mais informações

Um comentário:

Anônimo disse...

Em época de eleição tudo é possível. O que não é concebível é esse medíocre governador que até presente data nada fez por Parnaíba vir pedir apoio a outro medíocre (Mão Santa) que está a mais de trinta anos na política e pouco ou nada fez por Parnaíba.