quarta-feira, setembro 12, 2012

Agora é pra valer, Petrobras "vê" gás no Piauí e vai investir em pesquisa

Presidenta da Petrobras, Graças Foster
A presidenta da Petrobras, Graças Foster, dz que há planos da estatal para investir na pesquisa sobre a presença de gás natural na Bacia do Rio Parnaíba, tanto do lado maranhense quanto do lado piauiense. A informação foi dada à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal. Oxalá!

Ao visitar Teresina na última vez, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, disse que serão feitas pesquisas para exploração de petróleo e gás natural na bacia do rio Parnaíba do lado do Piauí e do lado do Maranhão. Ele disse que as pesquisas e exploração de petróleo e gás natural em várias cidades do Piauí e do Maranhão.

Ele declarou que as pesquisas apontam que há indícios de petróleo e gás natural entre as cidades de Parnaíba, no Piauí, Araioses e Barreirinha, no Maranhão, no Delta do Parnaíba, no litoral do Maranhão e no litoral do Piauí, exatamente em alto-mar confrontante com Luis Correia e na barra do rio Timonha, na divisa com o Ceará, além do Pará, passando pelo Maranhão, Piauí e um pedaço do Ceará. Tudo indica que o Delta do Parnaíba se concentra a maior quantidade de gás natural da América Latina. Seria a pré-sal do gás no Brasil. Seria a redenção econômica destes dois estados quando estas atividades estivem em plena exploração.

Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão
concede entrevista no aeroporto de Teresina
“Os investimentos para pesquisa e exploração de petróleo e gás naturais no Piauí e Maranhão são substanciais”, falou o ministro Edison Lobão.

O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que o leilão dos lotes para pesquisa e exploração de petróleo e gás natural no Piauí e Maranhão, na bacia do rio Parnaíba é a 11ª rodada determinada pelo Conselho Nacional de Política Energética, do qual é o presidente. É o órgão assessor da Presidência da República.

Segundo ele, a 11ª Rodada de Leilão foi autorizada pelo Conselho Nacional de Política Energética, que espera agora uma autorização final da presidente Dilma Rousseff.

O ministro declarou que a presidente Dilma Rousseff ainda não deu a autorização final porque está aguardando a votação da Lei dos Royalties do Pré-Sal para que não ocorram conflitos jurídicos. Assim que a Lei dos Royalties for aprovada, a presidente Dilma Rousseff autorizará a 11ª Rodada de Leilão dos Lotes, o que deverá ocorrer ainda este ano.

“Imediatamente, nós liberaremos a 11ª Rodada e algumas pesquisas de petróleo e de gás natural”, afirmou Edison Lobão.

Edison Lobão disse que o Ministério das Minas e Energia vai renovar as concessões das transmissoras e distribuidoras de energia e no instante em que isso for feito haverá uma queda de mais de 10% nas tarifas de energia por parte das empresas privadas e estatais. Ele afirmou que o Ministério das Minas e Energia pretende suprimir todo ou em parte alguns encargos setoriais para que haja uma redução nos custos de energia na distribuição.

“Por tudo isso, nós acreditamos que a conta de luz terá um abatimento de cerca de 10% ou um pouco mais”, falou o ministro Edison Lobão.

Ele declarou que a redução da tarifa da energia vai entrar em vigor a partir de janeiro do próximo ano, 2013.

“Portanto, vamos ter uma situação inusitada no Brasil e até em outros países. O normal é que os produtos e serviços comerciais como a conta de luz, conta de água e de telefone aumentem de preço e não caia a sua tarifa. Provavelmente, é a primeira vez que se vai proceder a uma alteração de tamanha profundidade como essa que vai se promover no Brasil”, falou o ministro das Minas e Energia

Jornal da Parnaíba
Clique AQUI e saiba mais informações de Parnaíba e região

Nenhum comentário: