sexta-feira, agosto 03, 2012

Projeto do Sebrae tem como meta intensificar o fluxo nacional e internacional de turistas

Portal da Barra (PI)

A Rota das Emoções, roteiro integrado que une os estados do Ceará, Piauí e Maranhão, entra em uma nova etapa de preparação para consolidar-se como destino turístico de destaque. De agosto de 2012 a julho de 2015, o Sebrae executará uma série de ações para desenvolver e qualificar as empresas do roteiro com o objetivo de aumentar, de forma sustentável, a competitividade do destino. A meta é incrementar o fluxo nacional e internacional de turistas.

A rota é trabalhada como roteiro integrado desde 2005, porém há alguns desafios a serem superados. Um deles é a informalidade que impera entre as micro e pequenas empresas da região. Muitos empreendimentos não atendem aos critérios mínimos de qualidade exigidos pelo mercado, o que torna o roteiro menos competitivo em comparação a outros destinos. Já para as empresas formalizadas, a grande dificuldade é a falta de uma gestão profissional e inovadora.

Pousada em Barrinha (PI)
De acordo com o diretor técnico do Sebrae no Ceará, Alci Porto, será implantado um processo contínuo de qualificação, abrangendo aspectos de estrutura, atendimento, gestão e sustentabilidade dos envolvidos com a atividade turística. A novidade do projeto são ações de estímulo à participação nos programas de certificação em turismo disponíveis no Brasil, como o Bem Receber, do Ministério do Turismo, e o Aventura Segura, da Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta).

A Rota das Emoções avançou bastante nos últimos anos, entretanto é preciso mais. É fundamental dar continuidade ao processo de construção integrada de um mercado competitivo com foco no desenvolvimento regional. Para tanto, é necessário um grande esforço de qualificação e inovação junto às empresas que formam a rota para consolidá-la e inseri-la em novos mercados, destaca Alci Porto.

Para isso, as empresas receberão orientação e capacitação em gestão, novas tecnologias e processos inovadores, além de ações para a conquista e ampliação de mercados. As atividades contemplam ainda aspectos que não dependem exclusivamente da empresa, mas de um esforço de uma rede de parceiros.

Praia, mar e sol são os atrativos do litoral piauiense
Metas
Serão envolvidos no projeto 14 municípios dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. A meta é atender a 1.178 empresas e potenciais empresários de diversos segmentos, como hospedagem, restaurantes, bares e similares, transporte turístico, agências de viagens, artesanato, cultura e esportes.

Até junho de 2015, a expectativa é ampliar em 30% a oferta de produtos diferenciados oferecidos na carteira da Rota das Emoções e aumentar em 20% ao ano o número de operadores que vendem o destino.

Mas os resultados não devem parar por aí. O Sebrae pretende ampliar em 40% ao ano o número de novos empreendimentos atendidos pelos três estados, elevar a formalização das micro e pequenas empresas em 25% ao ano, envolver 80% dos participantes nos programas de qualificação e certificação, e aumentar em 20% ao ano o número de clientes das agências receptivas que vendem a Rota das Emoções.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Ceará  (85) 3255-6609 ou 3255-6820
www.ce.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae - 0800-570-0800
Jornal da Parnaíba | Autor: Bárbara Holanda

Nenhum comentário: