sexta-feira, agosto 24, 2012

Polícia Federal apreende no litoral do Piauí quadrilha internacional de tráfico de cocaína

Iate sendo recolhido por barco da Capitania dos Portos de Parnaíba
A Polícia Federal de Parnaíba com auxílio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Capitania dos Portos apreenderam em torno de 300 quilos de cocaína por volta das 11h30 desta sexta-feira (24). De acordo com o delegado federal, Albert, a prisão aconteceu em alto mar próximo ao ancoradouro onde funcionava uma filial da Indústria de Pesca do Ceará S/A (IPECEA), no centro do município de Luís Correia, litoral do Piauí. Ele acredita que o destino da droga era a Europa.

A droga se encontrava dentro de onze bolsas de viagens e estavam sendo transportadas em um iate de luxo particular de nome Wiz e Bandeira Italiana e que também foi apreendido. Dois homens, um português e um italiano, sendo Alberto José Aníbal e Alessandro Pasanisi, foram detidos pela Polícia Federal. Moradores dão conta de que a embarcação estava ancorada há dias, o que levantou suspeita. A polícia passou a investigar a embarcação desde a Bahia, sendo que um dos agentes passou a pescar de forma disfarçada no local onde foi feita a apreensão e identificou a comercialização ilegal.

Polícia Federal faz o recolhimento da cocaína apreendida
A droga foi retirada do veleiro e transportada em um carro da Folícia Federal. Os agentes não haviam pesado a droga apreendida, mas informaram que pode ser em média 300 quilos e deve ser a maior apreensão da espécie no estado do Piauí. A mercadoria tinha destino a Europa, segundo a polícia, mas também existe a suspeita de que também tivesse o destino da
Bahia. O iate foi apreendido por marinheiros da Capitania dos Portos dos Piauí. Recolhida a cocaína, os policiais federais ainda continuaram as investigações.

Outras três pessoas (sendo o português e dois brasileiros) também foram presas no inicio da tarde na cidade de Piripiri, a 160 quilômetros de Teresina. A PF acredita que eles faziam parte de uma suposta base da quadrilha naquela cidade.

A prisão dos traficantes foi resultado de uma investigação que a Polícia Federal vinha fazendo desde que a dupla saiu de Salvador/BA antes de chegar ao Piauí para receber a droga em Luís Correia. A origem da cocaína ainda é desconhecida.

Operações
Essa é a quarta grande operação de combate ao tráfico de drogas realizado no Piauí nos últimos dois meses. Em junho, a Polícia Federal encontrou 276 kg de maconha em um caminhão baú na BR 135, próximo ao município de Corrente, no sul do Estado.

Duas outras operações aconteceram em julho. Na que chamou mais atenção, a PF interceptou um helicóptero da cidade de Picos. A aeronave acabara de descarregar quase 200 kg de cocaína no município de Iguatú, interior do Ceará. Ao pousar em solo piauiense, parte da quadrilha foi presa e o aparelho apreendido.

Dias depois do helicóptero, os agentes federais encontraram 22 kg de cocaína escondidos em máquinas de solda e caixotes de madeira. O material era transportado em um automóvel modelo Gol, que foi parado na BR-343, entre os municípios de Campo Maior e Piripiri.




Jornal da Parnaíba | Fotos: PCN
Clique AQUI e saiba mais informações de Parnaíba e região

Nenhum comentário: