domingo, agosto 12, 2012

Desabafo de um motorista cansado dos abusos no trânsito de Parnaíba

Semáforo da Avenida São Sebastião (Rotatória do Mirante)

Com relação a matéria publicada neste blog com o título: "Mototaxista Embriagado Sofre grave Acidente". Aproveito para fazer alguns comentários sobre os Condutores em Parnaíba.

Fico a imaginar quanta irresponsabilidade. E pode-se verificar que este condutor não deva possuir à Habilitação. A sorte, se é que se pode assim se argumentar, o mesmo foi o único prejudicado. Mas se estivesse fazendo transporte de pessoas, como nesta mesma semana um fato ocorreu de um mototaxista está transportando 5 pessoas veio a se acidentar e, que após o acidente  evadiu-se deixando os seus passageiros à aguardar socorro do SAMU.

Ontem, dia 10/08/12 na estrada que creio, ser no futuro a Estrada do Contorno, entre o trecho Rotatória do Betânia e Conjunto Jardim dos Pássaros foi visto por mim uma motocicleta com 5 pessoas (a bordo) e mais algumas sacolas de compras (supermercado). Motocicleta por aqui é COLETIVO. E são tantos os maus exemplos que tomo a liberdade de relatar alguns: Uns  Motoristas/Motociclistas andam com LUZ ALTA e, se você pede o óbvio, eles não entendem. Fazem seu próprio percurso desrespeitando a Legislação de Trânsito. Ao acessar uma Av./Rua de Mão Dupla o fazem pela esquerda, o menor percurso (mantém-se sempre a direita), quando não põem a frente do carro dentro da Via.

Nas Rotatórias é um CAOS. Os Motoristas/Mototaxistas a circulam, a contornam sempre em FILA INDIANA (um atrás do outro). E se você vai fazer o correto (sempre farei o que determina a Lei, o bom senso) recebem por parte de todos os devidos reclames (xingamentos e etc.).

Outros andam nas vias de duas/três faixas com o carro sobre a mesma (Faixa) ocupando o espaço de dois carros (esta situação o próprio secretário de transportes admitiu em entrevista na TV, que é praticante, seguidor). Também muito comum andarem em vias de duas/três faixas pela esquerda, devagar obstruindo o transito (a Faixa da esquerda é para se fazer ultrapassagens, passagem de carros de Policia, Bombeiros, Ambulâncias e etc.) e tão logo se ultrapasse o veiculo a frente retorna-se para a direita deixando-a livre (Esquerda). Outros andam abaixo de 40km retendo os demais carros. Exemplo disto é Rua Ceará (Lá muitos não andam de carro, mas Desfilam e já foi por mim observado, que não dão passagem nem para as Ambulâncias que nesta Rua é bastante comum o trafego das mesmas). A maioria dos Motociclistas anda pela Contramão.

É fácil observar (Caramuru/Pinheiro Machado, Pedro II e etc.). Sinais de Trânsito (Verticais/Horizontais)/Semáforos, poucos respeitam. E são tantas as aberrações que chego a pensar que o Código de Trânsito (Nacional) não tem validade por aqui. E tudo isto com a benevolência, o afago, das Autoridades de Trânsito, que aparentam ser Omissas.

Na semana de trânsito gastam Tempo, Dinheiro em Propaganda para Educar Condutores que não tem Habilitação. Pois, acredito que a maioria dos condutores não são Habilitados, devido a maneira como se comportam no Trânsito, bem como a falta de respeito com os demais (carros, pessoas e etc.).

Desculpem-me, se com esse pequeno comentário venha  ferir o Ego dos Nativos. Não foi, não é e nem será minha intenção.

Sinceramente
EMAguiar

P.S.: Será que as autoridades de Trânsito em Parnaíba, farão cumprir a Resolução  410 de 02/08/2012 do Contran (mototaxista/motofrentista)?

Por Elias Menezes de Aguiar para o Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: