![]() |
| Tabuleiros Litorâneos (Foto:Paulo Barros) |
A unidade de beneficiamento de polpa de fruta ficará na responsabilidade da Cooperativa dos Produtores Orgânicos dos Tabuleiros Litorâneos
Os Tabuleiros Litorâneos contarão a partir do próximo ano com uma fábrica de beneficiamento de polpa de fruta. “A fábrica tem o objetivo de aproveitar parte das frutas que não são comercializadas e muitas vezes acabam estragando e sendo jogadas fora”, explica José Carvalho, diretor do Departamento de Obras Contra às Secas (Dnocs).
A unidade de beneficiamento de polpa de fruta ficará na responsabilidade da Cooperativa dos Produtores Orgânicos dos Tabuleiros Litorâneos (BioFruta). O custo para a implantação da fábrica será de R$ 600 mil, os recursos são do Ministério da Integração, aplicados através do Dnocs.
Segundo Carvalho, uma nova área está sendo construída o que irá ampliar para cerca de 10 mil hectares irrigados. “Estamos com 60% das obras de ampliação executadas, iremos triplicar a área atual. Será feito o aproveitamento de toda a área para a fruticultura. O Brasil tem hoje os maiores indicadores de produtividade de frutas e o Piauí já aparece entre os maiores produtores, juntamente com Bahia e Pernambuco”, comenta.
Leia também:
ZPE Parnaíba é destaque em site internacional;
Projeto Verão – Feira das Férias será apresentado hoje à noite na ACP;
O melhor do humor piauiense no SESC Fest Riso em Julho.
A previsão para que a nova área esteja entregue e produzindo é até o fim de 2014. Para quem tiver interesse em produzir nos tabuleiros será aberto edital para empresa de grande porte e grupos familiares. Outra proposta a ser implantada no projeto é a instalação de vacarias. “Queremos também fazer uma integração da bacia leiteira da região, que se encontra dispersa. Essa junção ajudará também na produção das frutas orgânicas através da aquisição do adubo orgânico”, afirma o diretor.
A produção dos Tabuleiros Litorâneos é voltada para fruticultura e tem a acerola como principal arranjo produtivo. O principal comprador da produção, segundo Carvalho, é uma fábrica que produz composto com vitamina C, e a comercialização da fruta é feita antes do amadurecimento, onde há maior concentração da vitamina.
Edição: Jornal da Parnaíba | Por Wilton Lopes

2 comentários:
Em 40 anos, aridez do solo deu lugar à fruticultura irrigada em Petrolina, PE
Série da Globo NE mostra o desenvolvimento do Vale do São Francisco.
Emissora comemora 4 décadas de fundação exibindo reportagens especiais
A cidade que anda a passos largos não para de crescer. Além da fruticultura irrigada, Petrolina apresenta outros potenciais econômicos que alavancam ainda mais o progresso. A construção civil avança na cidade. Na educação, já são quatro universidades, além de escolas e institutos de ensino federais. O secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade aponta as conquistas para o município, que tem o sexto maior PIB do estado de Pernambuco. “Petrolina atrai muitos investimentos. São cerca de R$ 200 milhões que tem de investimentos aqui nos próximos anos e a questão de recursos humanos. Petrolina é uma cidade hoje universitária, concentra quatro faculdades, duas universidades federais e duas faculdades que são grandes centros geradores de recursos humanos. Então Petrolina também caminha para ser uma cidade com altos níveis e potencial tecnológico”, acredita.
http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2012/04/em-40-anos-aridez-do-solo-deu-lugar-fruticultura-irrigada-em-petrolina-pe.html
E a Biotecnologia na producao de coco???
Queria saber se o vice governador nao vai atras de investidores para producao de coco e fibra de coco para ca.
Nos brasileiros invetamos a moda da agua de coco e os asiaticos que tao sendo empregados.
O Brasil e muito bonzinho.
Tabuleiros litoraneos =$300 milhoes de impostos com apenas 10% produzindo e cria menos de 800 empregos.
Ta na hora de tomar vergonha na cara.
A cidade ta cheia de desempregados.
Postar um comentário