![]() |
| Promotor Edsel Belleza e a secretária de desenvolvimento social, Valéria Castello Branco |
O combate à exploração sexual de crianças e adolescentes foi tema de uma audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (16) na Câmara Municipal de Parnaíba, com a participação de representantes do Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, do Ministério Público, Conselho Tutelar e representantes de outras entidades. O promotor de justiça Edsel de Oliveira Costa Belleza do Nascimento ressaltou na ocasião que a proteção à infância e à adolescência é uma responsabilidade compartilhada entre os órgãos governamentais e a sociedade organizada.
Durante a audiência pública foi firmado um Pacto entre as instituições representadas no sentido de desenvolver ações mais efetivas de proteção da infância e da adolescência. “Se acontecer o que está no projeto, melhorias acontecerão na política de enfrentamento e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes”, disse Edsel. A juíza de direito Benedita Maria, da comarca de Parnaíba, disse ao Acesse 24 Horas que esse pacto já deveria ter acontecido há mais tempo. “Precisamos sair dessa situação de comodismo e fazer alguma coisa para que a realidade seja mudada”, comentou. Segundo ela, a sociedade não pode continuar apática sem incomodar-se com a exploração de crianças e adolescentes.
A secretária municipal de desenvolvimento social e cidadania, Valéria de Carvalho Castello Branco, representou o município de Parnaíba na audiência pública. Ela considerou importante a assinatura do pacto entre as instituições para operacionalizar um plano operativo ja existente. “Hoje Parnaíba tem um plano elaborado e que precisa ser implementado; ele já acontece, mas precisa ser aprimorado com outros setores da sociedade”, disse a secretária.
Valéria Castello Branco lembrou que serão realizadas em Parnaíba, no dia 18 deste mês, ações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, sob a coordenação da Sedesc e participação de todas as entidades interessadas no assunto.
O vereador de Parnaíba, Fernando Gomes (PcdoB), também manifestou preocupação com a questão da vulnerabilidade das crianças e adolescentes. “Nós precisamos estar neste mesmo sentimento de corresponsabilidade para juntos, governo e sociedade, enfrentarmos esse problema tão grave”, analisou.
Clique AQUI e veja álbum de fotos com possibilidade de ampliar.
Edição: Jornal da Parnaíba | Redação do Acesse 24 horas

Nenhum comentário:
Postar um comentário