terça-feira, maio 22, 2012

Abandono e vandalismo tomam contra do patrimônio da Estrada de Ferro em Parnaíba

Ladrões estão levando tudo da antiga oficina da EFCP
Para preservar utensílios e demais objetos e estruturas memoriais da Estrada de Ferro Central do Piauí (EFCP) foi criado em 2003, pelo então prefeito Paulo Eudes, o Museu do Trem do Piauí pela secretaria de cultura do município de Parnaíba.

Entretanto somente uma pequena parte está de fato sendo conservada, no restante o que se vê é o abandono e o vandalismo tomando conta do patrimônio e colocando um fim a história da pujança e de uma época de apogeu de Parnaíba.

Para citar um exemplo do abandono em que se encontra o patrimônio da antiga EFCP em Parnaíba apresentamos fotos do prédio onde funcionou a oficina, ali os larápios estão roubando tudo, telhas, tijolos, madeiras, sem que ninguém tome uma providência. Os trilhos e dormentes estão sendo roubados diariamente. As margens da ferrovia estão sendo invadidas onde até comércio já se instalaram.

Oficina da Estrada de Ferro Central do Piauí ainda em funcionamento
Privatização e abandono: Com a política neoliberal, do estado mínimo que teve apogeu no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, o Brasil foi submetido as pressões do neoliberalismo econômico e ferrovias foram privatizadas, nesse processo as que não ofereciam vantagens lucrativas foram abandonadas. Este foi o caso da EFCP, que abandonada teve como consequência a dilapidação do patrimônio da rede ferroviária. É uma parte da história de Parnaíba e do Piauí que está sendo vandalizada.

O Local dá sinais de que ali foi um dos mais movimentados terminais de Estação Ferroviária do PIAUI abastecendo comercialmente a região norte do Estado. Após sua desativação a falta de conservação e abandono criou uma situação de descaso ao local e sua estrutura, cujo patrimônio é de responsabilidade da  Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (REFESA).

Redação do Jornal da Parnaíba
Fotos: Edilson Moraes Brito

Nenhum comentário: