- Vimos em seus objetivos a intenção de proporcionar ética e cidadania, através da educação pública de qualidade e o oferecimento de um ensino que seja comprometido com as questões ambientais – declarou a coordenadora de Educação Ambiental do Tartarugas do Delta, bióloga Francinalda Rocha.
O envolvimento de estudantes e suas famílias foi o foco principal dos professores para o trabalho de Educação Ambiental na escola, o levantamento de questões relacionadas ao lixo, limpeza de praia, sensibilização de turistas e comunidade, além da arborização, cuidado e conservação com o patrimônio público via Projeto Essa Escola é Minha. Os técnicos do Tartarugas do Delta foram convidados construir o desenvolvimento e execução dessas ações.
- O planejamento será realizado ao longo do ano juntamente com os professores da escola e vai envolver cerca de 350 alunos dos turnos manhã e tarde – finalizou a bióloga.
Educação Ambiental, cidadania e os perigos da droga são temas de oficina em escola luiscorreiense
A Escola Municipal Carmosina Martins, em Luís Correia, recebeu uma oficina de Educação Ambiental com a temática: ‘Meu Ambiente – Exercício de Cidadania’ destinada a 180 estudantes do Ensino Fundamental nos turnos manhã e tarde.
O encontro promovido pelo Projeto Tartarugas do Delta, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, estimulou a reflexão sobre direitos e deveres dos cidadãos em meu ambiente.
Vários questionamentos sobre a temática foram aplicados aos participantes no intuito de identificar o comportamento que deve existir na escola para funcionar de maneira harmoniosa para todos. Os estudantes se reuniram em duplas e passaram a conversar sobre o assunto em seguida elaboraram um painel sobre suas respostas.
- Ter a escola limpa, boa alimentação e quadra de esporte foram os quesitos mais apontados pelos estudantes como sendo seus direitos. Cuidar das carteiras, do ambiente escolar, participar das aulas foram os deveres mais lembrados – destaca a coordenadora de Educação Ambiental do Tartarugas do Delta, bióloga Francinalda Rocha.
A bióloga acredita que os estudantes demonstraram conhecimento e que dependerá da equipe de funcionários da instituição estimular a vivência dos direitos e deveres fazendo um pleno exercício da cidadania. Os resultados foram encaminhados para equipe gestora da escola para dar conhecimento e o devido encaminhamento.
- Apresentamos o Projeto Tartaruga do Delta como parceiro da escola na conservação do ambiente e que a presença das tartarugas na região é um bom indicador de que a nossa praia ainda está cuidada, mas que é preciso fazer mais para que continue sempre melhor – revelou Francinalda Rocha.
Ao longo do ano o Tartarugas do Delta vai realizar ações com os estudantes do 5º e 6º ano e seus professores, onde também serão trabalhadas, através de metodologias diversas, temáticas como os perigos das drogas.
- Ao final de cada encontro vamos sortear material educativo e informativo, além de bonés, cartilha e folder – finalizou Francinalda Rocha.
Fonte: Tartarugas do Delta
Nenhum comentário:
Postar um comentário