quarta-feira, março 28, 2012

Anel viário de Parnaíba facilitará escoamento de veículos


As obras na região litorânea visam incentivar o turismo local

Com o intuito de melhorar as vias de acesso nos municípios piauienses, o Governo do Estado vem realizando uma série de obras que visam facilitar o escoamento dos veículos, incentivando assim o turismo local. Esse é o caso do anel viário de Parnaíba, que deverá melhorar o acesso à cidade, em especial nas épocas de maior movimentação no litoral, a exemplo das férias no mês de julho. O projeto está sendo executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Segundo o diretor de engenharia do DER, Marcos Vinícius, o anel viário terá 3,65m, o qual inclui a construção de duas pistas, um passeio ao meio das duas vias, além do espaço para acostamento. “A obra será executada na entrada da cidade, numa região que comporta a BR 343 e a BR 402. Assim, o condutor não precisará mais passar dentro da cidade, podendo cortar caminho pela nova via de acesso”, explica o engenheiro, ao comentar que o projeto já está pronto e deve ser licitado em abril.

Além do anel viário, outro projeto que deve melhorar significativamente o acesso aos pontos turísticos do litoral piauiense é a ampliação da ponte que liga Parnaíba à Pedra do Sal. Construída sobre o rio Iguaraçu, a ponte deve ser duplicada ou alargada para atender a demanda de veículos que trafegam no local. “Ainda não definimos como será executado o projeto, pois temos que levar em consideração as casas que existem nas redondezas”, ressalta Marcos Vinícius.

O alargamento da ponte sobre o rio Iguaraçu terá pelo menos 16 quilômetros, a qual já foi licitada e deve ter as obras iniciadas em breve. Para tanto, os cofres estaduais deverão liberar pouco mais de R$ 1 milhão. Dando continuidade ainda ao projeto de incentivo ao turismo na região litorânea, também foram licitadas outras obras de reforma e conservação de estradas. De acordo com o plano de metas do Departamento de Estradas de Rodagem, a execução dessas obras deve ocorrer ao longo desse semestre. São elas:

*Entroncamento da PI 301/Barra Grande, com 13 quilômetros
*Entroncamento da PI 402/Cajueiro da Praia, com 18 quilômetros
*Entroncamento da BR 402/Camurupim e Luis Correia, com 39 quilômetros
*Entroncamento da BR 343/Lagoa do Portinho, com 3,2 quilômetros
*Entroncamento da PI 116/Macapá, com 8,27 quilômetros

Edição: Jornal da Parnaíba | Por Thamirys Viana

Nenhum comentário: