quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Piauí sai da lista de risco de dengue segundo Ministério da Saúde

Uma boa notícia para o  Piauí. Segundo dados do Ministério da Saúde, o estado  está fora da lista de risco do surto de dengue. Os dados foram divulgados esta semana e mostram que o último boletim do Liraa (Levantamento de Infestação do Aedes aegypti),  emitido em setembro de 2009, não inclui a capital do estado.
Além do Piauí, no Nordeste só o Rio Grande do Norte não apresenta cidades relacionadas. Com relação à maior incidência de municípios em risco no Brasil,  Bahia, Maranhão e São Paulo lideram a lista.
Diante dos números positivos para o Piauí, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) destacou que as autoridades de saúde do estado estão de parabéns por essa conquista. “Temos que eliminar de uma vez por todas a dengue do nosso Estado. A queda no número de casos representa também a diminuição de mortes em função da doença”, destacou o senador.
Em 2011, o senador Ciro Nogueira produziu e distribuiu nas escolas públicas e prefeituras piauienses uma cartilha contendo informações sobre a doença, os modos de transmissão, sintomas, tratamento, diagnóstico, além de atividades educativas voltadas para crianças enfatizando o combate à epidemia.
 “Tivemos essa preocupação em alertar e informar a população e encontramos nessa cartilha um meio fácil, rápido e até mesmo divertido de alertar os mais jovens sobre a dengue. A cartilha foi distribuída nas escolas, prefeituras, entidades de classe para que todos possam saber a melhor forma de combater o mosquito da dengue, já que a prevenção é a chave no combate dessa doença”, destacou o progressista.
 Ainda segundo os dados do Ministério da Saúde outros 265 municípios continuam em alerta, cinco deles no Piauí, que teve 10 cidades com resultado satisfatório em janeiro de 2012.
Redação: Blog do Pessoa 

Nenhum comentário: