
O ex-senador Mão Santa (PSC) lidera a preferência dos eleitores de Parnaíba, segundo maior colégio eleitoral do Piauí. Pesquisa do Instituto Data AZ realizada entre os dias 27 e 28 de janeiro mostra que ele tem 26,25% das intenções de voto em sondagem estimulada. Na pesquisa espontânea ele fica com 10%. Disputam a segunda posição os candidatos João da Unimagem (PDT), com 17,50% e o vice-prefeito Florentino Neto (PT), nome apoiado pelo prefeito José Hamilton Castelo Branco (PTB), com 17,25%.
João da Unimagem fica em terceiro, com 6,25%, na pesquisa espontânea, mas tecnicamente empatado com Florentino, que é citado na segunda colocação por 7,5% dos eleitores.
A sondagem espontânea revela um enorme desinteresse do eleitor pela disputa da cadeira de prefeito: quando não são estimulados a escolher um nome, 68,75% dos eleitores se mostram indecisos.
Esse número cai para apenas 14% na pesquisa estimulada, na qual o quarto nome com maior número de intenções de voto é o ex-deputado estadual Deusimar Tererê (PSDB), que tem 8,5% das intenções de voto, seguido pela deputada estadual Juliana Moraes Souza (PMDB), esposa do vice-governador Zé Filho. Ela aparece com 6,5% das intenções estimuladas de voto.
Dois nomes do partido do governador Wilson Martins, o PSB, são citados pelo eleitor na pesquisa estimulada. Mirócles Veras (4,5%), ex-vice-prefeito de Parnaíba, e o vereador Iweltiman Mendes, com 2,25%. Mas na pesquisa espontânea os dois não passam de traço. Veras tem 0,75% e Iweltiman aparece com 0,25%.
A preferência do eleitor de Parnaíba por região
O ex-senador Mão Santa tem 26,32% das intenções estimuladas de voto na zona urbana de Parnaíba e na zona rural ele é citado por 25% dos eleitores.
Segunda colocada na zona rural, rigorosamente empatada com Florentino, com 20% das intenções estimuladas de voto, a deputada Juliana Moraes Sousa, é a quinta colocada na área urbana de Parnaíba, onde aparece com 5,75%.
João da Unimagem tem 18,16% das intenções de voto na pesquisa estimulada na área urbana, enquanto Florentino, o terceiro colocado, surge com 17,11%. Tererê é o quarto mais citado pelos eleitores, com 8,95%.
Na área rural, depois de Mão Santa, Juliana e Florentino, o nome mais lembrado na pesquisa estimulada do Data AZ é o de Mirócles Veras, com 10%.
João da Unimagem, segundo na zona urbana, é o último colocado na área rural de Parnaíba, com 5% das intenções estimuladas de voto.
Pesquisa espontâneaNa sondagem espontânea, tanto na zona urbana quanto na zona rural o Data AZ apurou uma grande indecisão. São 68,43% os eleitores urbanos que não sabem em quem votar. Na zona rural, os indecisos somam 75% na sondagem espontânea.
O ex-senador Mão Santa tem 10% das intenções espontâneas de voto tanto na área urbana quanto na zona rural. Na zona urbana o segundo colocado é Florentino Neto, com 7,63%, seguido por João da Unimagem (6,58%), José Hamilton (2,11%) e Tererê (1,58%).
Na zona rural, além de Mão Santa, aparecem citados espontaneamente pelos eleitores o prefeito José Hamilton, a deputada Juliana e o vice-pefeito Florentino, com 5% cada.
Tererê é o mais rejeitado
O tucano Tererê, que tem apenas 1,5% das intenções espontâneas de voto, é o mais rejeitado entre os eventuais postulantes à prefeitura de Parnaíba: 20% dos eleitores dizem que não votariam nele se as eleições fossem hoje.
Mão Santa, com 14,00%, aparece em segundo lugar na rejeição dos eleitores parnaibanos, seguido por Florentino, com 9,75%, Juliana Moraes Souza (7,25%), Fernando Gomes (6%), João da Unimagem (4,5%), Mirócles Veras (3,75%), Iweltiman Mendes (3,5%).
Os que não rejeitam nenhum candidato ou não sabem responder e opinar sobre em quem não votariam somam 31,25%.
O poder de transferência de voto do prefeito José HamiltonSegundo o Data AZ 52,25% dos eleitores ouvidos disseram que votariam em um candidato apoiado pelo atual prefeito de Parnaíba, contra 34% que não votariam e 13,75% que se mostraram indecisos.
Entre os eleitores da zona urbana, os que votariam no candidato apoiado pelo prefeito somam 51,84% contra 34,47% que não votariam.
No eleitorado rural, o apoio ao candidato do prefeito é de 60% contra 25% que não votariam em um nome apresentado por José Hamilton.
A avaliação da gestão de José Hamilton é mais positiva que negativa: 29,75% dizem que o prefeito faz uma administração boa e ótima, contra 22,25% que o avaliam como ruim e péssimo.
Os que consideram regular somam 44,75%.
FICHA TÉCNICA DA PESQUISA
Data da realização – 27 e 28 de janeiro de 2012.
Universo da amostra – 400 eleitores de 27 bairros e duas localidades rurais.
Margem de erro: 4,11% para mais ou para menos.
Registro no TRE – Protocolo Nº 00005/2012, de 27 de janeiro de 2012.
Clique AQUI e saiba mais informações de Parnaíba e região
Edição: Jornal da Parnaíba | Fonte: Portal AZ
3 comentários:
NAS URNAS SÓ VAI DAR JOÃOZINHO UNIMAGEM, NEM JUNTANDO TODOS ESSES CANDITADOS TERÃO MAIS VOTO QUE VC JOÃO VAI COM FÉ E O POVO.
na politica não há espaço para aventureiros sem qualquer experiência administrativa.Parnaíba é a segunda cidade do estado.Não posso comparar a prefeitura com palco de circo onde o palhaço é a atração principal. A pesquisa está correta,o único candidato que preenche todos os requisitos para ser prefeito da minha cidade é o ex- senador Mão Santa.
Esta pesquisa DEUS queira que seja FAJUTA. Não creio que os Parnaibanos sejam tão ignorantes ao ponto de colocar um homem ridicularizado em todo PAÍS que no senado só usava a tribuna com FALÁCIAS, esquecendo o povo que o elegeu, sem propostas concretas e nem trabalho concreto.
Quando governante, foi arrancado do poder por processos. simplemesmente LAMENTÁVEL sob todos os aspectos.
Postar um comentário