sexta-feira, janeiro 27, 2012

Municípios discutiram transparência e controle social em conferência na UFPI em Parnaíba

Abertura da 1ª Conferência Sobre Transparência
e Controle Social, em Parnaíba.
(Fotos: Secom/Parnaíba)
Representantes municipais e da população de Parnaíba e mais 13 municípios do extremo Norte do Estado participaram da 1ª Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social (Consocial). A abertura foi feita pela controladora geral do município de Parnaíba, Ielnia Fontenele, seguida de pronunciamento do prefeito José Hamilton Castelo Branco e da palestra de abertura com o Controlador Geral do Estado do Piauí, Antônio Luiz Medeiros de Almeida. Além de Parnaíba, outros 13 municípios participaram da conferência. São eles: Joca Marques, Caxingó, Joaquim Pires, São João do Arraial, Caraúbas, Piripiri, Ilha Grande do Piauí, Batalha, Esperantina, Luzilândia, Pedro II, Bom Princípio, Barras e Cajueiro da Praia.

Após a palestra magna foi feita a apresentação dos temas das oficinas organizadas em diversas salas do Campus Universitário da Ufpi. Os quatro principais eixos de discussão, foram: Promoção e Transparência Pública e Acesso à Informação e a Dados Públicos; Atuação dos Conselhos de Políticas Públicas como Instâncias de Controle; Diretrizes para Prevenção e Combate à Corrupção e Mecanismos de Controle Social, Engajamento e Capacitação da Sociedade para o Controle da Gestão Pública.

Em seu pronunciamento o prefeito José Hamilton avaliou como importante a realização destas conferência nas diversas regiões do Piauí, seguidas das conferencias estadual e nacional. Para ele está é uma forma de capacitar a sociedade para acompanhar e fiscalizar de forma correta a aplicação de recusos públicos. O prefeito disse ainda que uma das principais dificuldades encontradas pela maioria dos gestores públicos é a dificuldade na capacitação de pessoas para administrar os municípios. Ele disse ser necessário que a sociedade desenvolva o sentimento de indignação e aprenda a fazer cobranças. “No Brasil as pessoas se indignam mais com a perda de uma copa do mundo e muito menos com a posição que o pais ocupa em termos mundiais na área da educação”, comparou. José Hamilton usou ainda uma frase de efeito para estimular as pessoas a adotarem uma atitude participativa. “Não devemos temer o grito dos incapazes, mas o silêncio dos capazes”.

Clique AQUI e saiba mais informações de Parnaíba e região
Edição: Jornal da Parnaíba | Por: Acesse 24 Horas

Nenhum comentário: