domingo, janeiro 29, 2012

Ferroviário estreia com empate em casa

Torcedores estiveram presentes no empate do Ferroviário
(Foto: Reprodução/Tv Costa Norte)
Em partida válida pelo Torneio da Movimentação o Ferroviário Atlético Clube da cidade de Parnaíba fez sua estréia em um campeonato da 1ª divisão como convidado da Federação de Futebol do Piauí-FFP. O jogo foi realizado no estádio municipal Mão Santa em Parnaíba na tarde deste domingo (29) contra a equipe do Comercial de Campo Maior e terminou empatado em 2 a 2. Os gols foram assinalados por Fera e Puxinha para o time da casa, enquanto Didi e Jefferson assinalaram os gols do vice-campeão piauiense. 

O Ferroviário, comandado pelo técnico Carlão, conta em seu plantel com jogadores jovens e ainda sem experiência em partidas como profissionais. Já o Bode, como é conhecido o time do Comercial tem um quadro bastante experiente e tem no comando técnico Antônio Pádua Soares, o Toinho com passagens como assistente técnico e treinador de goleiros em várias equipes brasileiras como Atlético Paranaense, São Paulo, Grêmio, Portuguesa e Paissandú, de Belém. Como treinador já foi campeão da Taça Centenário, na Holanda, com o time sub-17 do São Paulo. O comando das quatro linhas ficou a cargo de José Valmir dos Santos Xavier que foi auxiliado por Karol Vinícius Mendes Soares Maartins e Francisco Nurisman Machado Gaspar. O quarto árbitro foi Antônio Sérgio de Sousa Araújo.


Leia também: Aníbal Lemos e Cristiano serão apresentados oficialmente pelo Parnahyba dia 30

Jogadores do Ferroviário comemorando o gol de empate
(Foto: Reprodução/Tv Costa Norte)
O Jogo:
A partida iniciou bastante movimentada e o vice-campeão piauiense usando de sua experiência marcou com Didi seu primeiro gol nos minutos iniciais. A equipe do Ferroviário, estreante em competição da Federação de Futebol do Piauí, parecia nervosa. O time da estrela solitária foi se moldando a forma de jogar do adversário e passou a envolver o bode, colocando uma bola na trave. Era o prenúncio do empate que chegou com Puxinha deixando tudo igual no primeiro tempo. Ainda assim os comercialinos foram melhores nesta primeira etapa.

O segundo tempo continuou com o domínio da equipe de Campo Maior nos primeiros minutos, mas novamente o clube da Avenida São Sebastião passou a se movimentar melhor em campo, mas nem por isso abriu vantagem. Quem marcou o segundo gol foi o azulino de Campo Maior com Barata aos 23 minutos da etapa complementar numa falha da defesa adversária.

A partir daí o Ferroviário que já jogava melhor passou a pressionar ainda mais o Comercial e numa jogada bem tramada pela esquerda, a bola foi lançada para Fera empatar novamente com um lindo chute aos 38 minutos. O goleiro foi nela apenas para sair na foto do gol empate. A análise do balanço do jogo levando-se conta que o Ferroviário mandava no jogo quando o juiz encerrou a partida o time da casa deveria ter saído com um resultado melhor.

Público e Renda:
Apesar de ter muito mais gente no estádio apenas 280 torcedores pagaram ingresso para uma renda de R$ 1.400,00 (hum mil e quatrocentos reais).

Próximo jogo:
Na próxima quarta-feira, 1º de fevereiro, o Ferroviário volta a campo desta feita para enfrentar o Caiçara, em Campo Maior, pela segunda rodada do Torneio da Movimentação de 2012.

Para a FFP o Torneio da Movimentação, criado no ano passado e que antecede ao Campeonato Estadual da 1ª Divisão de Profissionais é quem vai indicar o representante piauiense na Série D do Campeonato Brasileiro.


Segundo o regulamento estabelecido pela FFP os clubes jogarão entre si, dentro do seu grupo, no sistema de jogos de ida e de volta. Os campeões de cada grupo e o melhor segundo colocado entre todos os grupos estarão classificados como semifinalistas.


Nesta fase semifinal, os adversários serão conhecidos de acordo com o índice técnico. O de melhor índice, entre os quatro semifinalistas, vai enfrentar o quarto colocado; os outros dois fazem a outra semifinal. A fase semifinal também terá jogos ida-e-volta. Os vencedores dos dois confrontos farão a final da competição, em apenas uma partida, no dia 04 de março.

Clique AQUI e saiba mais informações de Parnaíba e região
Redação: Jornal da Parnaíba

Um comentário:

Anônimo disse...

Devo salientar, com muito orgulho, que esta equipe do futebol parnaibano muito dignificou o esporte beltrão em nossa Parnaíba.
Apesar de amador, ele era quase que profissional na década de 60, haja visto que na década de 60 a maioria de seus atletas, sob os auspícios dos saudosos médios Valteres Sampaio e Alberto Silva foram admitidos na antiga Estrada de Ferro Central do Piauí. Dentre eles podemos recordar: Caruringa, Aníbal, Bodinho (pai do Rondinele, da Diretoria do Ferroviário), Joel, que veio de São Luis, Palanqueta, Alciomar (irmão do Prof. Jurandir) Lourival. E entre os craques dos anos 60, saliente-se o Batista (mão de Onça, Zé Fidelis, Pinheiro, Pelé, Ribas (jogou no Tiradentes da PM, e primeiro time piauiense que participou do Campeonato Nacional, com repercursão nacional), Tião Hermes, Hugo, Louro, Batistinha, e o irmão dele, Zé Pirró, Nonato Pirró. Diga-se de Passagem que o elengo do Alvi-Negro da Central do Piauí era a base da Seleção Parnaibana que sagrou como Primeira Campeão do Torneio Entermunicipal Piauiense, em 1966, vencendo a brava Seleção de Barras, no Lindolfo Monteiro, em Teresina, pele scorre de 2 x 1. E o destaque da Seleção barrense foi o maior craque e artilheiro do Futebol Piauiense, o grande Simão Teles Bacelar, o Sima. E no ano seguinte, o Sima, Batista o golheiro, Mão-de-Onça, Batistinha, Nonato Pirró engrossaram o elenco do Piauí Esporte Clube. Por sua vez, o Pedrinho Alelaf (do Parnaiba) Zequinha (Flamengo de Parnaíba) reforçaram ao Flamengo de Teresina, enquanto o Louro (Ferroviário) reforçou o Tricolor do Bairro dos Noivos, o River Atlético. E eu tive a feliz oportunidade de acompanhar o desempenho por que no final de 1969, meu pai, então funcionario da Estrada de Ferro, fora transfetido para Teresina. Na ocasião, tornei-me torcedor do glorioso Piauí Esporte Clube, Tetra-Campeão Piauiense, e Campeão da Taça Norte-Nordeste,ao vencer ao Clube do Remo por 4x1, depois de ter-lo vencido por 2x1 em plena capital marajoara, com Batista, Tuíca, Manoelzinho e Aloísio, Nonato Leite e Valdimir, Simma Dunga, Sanega e Batistinha.

Dá-lhe, Ferrim.