quarta-feira, janeiro 18, 2012

As empresas estão usando a análise do comportamento para escolher os candidatos


O conselho do Instituto Galaxy através da psicóloga Organizacional Luciana Carvalho é que o candidato seja natural, espontâneo, com foco no que o entrevistador quer saber. “O candidato deve procurar ser o mais verdadeiro possível ao relatar experiências anteriores, para que durante a entrevista ele possa se manter seguro de afirmações vivenciadas no dia-a-dia”,enfatiza Luciana Carvalho.

 “É possível você saber mais de uma pessoa olhando para ela no silêncio, deixando ela se movimentar, do que ela falando de si mesma. Parece que o nosso inconsciente não gosta muito de mentira”, explica o psicólogo João Oliveira durante matéria publicada no Jornal, Bom Dia Brasil, na manhã de hoje (16).

Cada gesto indica uma intenção. São sinais claros do que se passa por dentro de uma pessoa. Que um sorriso nem sempre é sincero fica claro, mas você imaginava que cruzar os braços é sinal de rejeição? Quem diria que as pernas cruzadas significam que a pessoa quer chutar você? Com as mãos na cabeça, ele está dizendo: “Quem manda aqui sou eu”.

Interpretar sentidos e sentimentos nos gestos não é novidade, mas ganhou força a partir da década de 1960. A psicóloga Organizacional Luciana Carvalho utiliza algumas dessas referências quando seleciona funcionários, mas faz ressalvas: não é tudo tão simples assim. “Você não pode rotular uma pessoa de cara. Tem que tomar muito cuidado com as nossas conclusões, porque você pode tirar a oportunidade de alguém que é capaz de exercer a função.” ressalta a psicóloga do Instituto Galaxy.

Clique AQUI e saiba mais informações de Parnaíba e região
Edição: Jornal da Parnaíba | Fonte: Instituto Galaxy

Nenhum comentário: