domingo, dezembro 11, 2011

O desleixo não é só dos políticos é também dos eleitores parnaibanos

O desleixo a que o vice governador Moraes Souza Filho se referiu quanto a perda dos recursos para construção de um batalhão para o Corpo de Bombeiros de Parnaíba passa também pelos eleitores de Parnaíba que elegem representantes de outros municípios que nada tem a ver com os problemas da nossa cidade.

Querem um exemplo? Se considerarmos os votos de Parnaíba e de municípios circunvizinhos, como Ilha Grande, Luis Correia, Cajueiro da Praia, Buriti dos Lopes, Bom Princípio sozinhos teríamos condições de eleger um deputado federal. E elegemos algum? Não, não elegemos nenhum porque os votos foram na sua grande maioria para os pára-quedistas, aqueles que só aparecem aqui em época de eleição e são representados por vereadores e lideranças bem aquinhoadas e levam nossos votos e nos esquecem por mais quatro anos.

E para deputado estadual, elegemos alguém. Aqui ainda podemos citar a deputada Juliana Moraes Souza que muito embora não seja parnaibana pode se dizer que representa nosso município pois é casada com um parnaibano, reside aqui e tem demonstrado interesse pelas nossas causas. Mas isto é muito pouco, poderíamos ter elegido até cinco deputados. Temos votos suficientes para isto, mas aí entra de novo a história dos vereadores e cabos eleitorais que bem abastecidos por candidatos “Copa do Mundo” que só aparecem aqui de quatro em quatro anos em busca de um troféu, a eleição. Depois de vencida a copa (eleição), Parnaíba fica no esquecimento, pois foi apenas o palco da vitória.

Leia também:


Venho constantemente falando aqui neste espaço que vários convênios estão vencendo ou venceram e se não renovados os recursos voltam para o tesouro nacional. Cito o exemplo dos recursos para construção do Porto dos Tatus, vence agora em dezembro, será que já foi renovado ou já perdemos mais um? Os recursos pra requalificação da Beira Rio em Parnaíba também vence este ano, e aí? Já foi renovado ou perdemos mais esta? Revitalização da Lagoa do Portinho e muitos outros convênios ou venceram ou estão vencendo e quem é o representante de Parnaíba na esfera federal que cuida disso? Não temos nenhum porque votamos nos deputados federais de outros municípios, nem mesmo da região norte do estado temos emissário, são todos da região sul do Piauí.

Em 2008 o Governo do Estado, comandado pelo então Governador Wellington Dias divulgou através do Secretário de Turismo, Silvio Leite, a construção do Memorial Evandro Lins e Silva em sua homenagem.  A obra seria edificada em Parnaíba (PI), no litoral piauiense, cidade natal do jurista, jornalista, escritor e político com um projeto assinado por Oscar Niemeyer, o mais famoso arquiteto do modernismo no Brasil. Ficou só no papel.

Ah e vocês lembram-se do centro olímpico que seria construído em Parnaíba? Disseram até que já existiam recursos liberados, o terreno foi doado pela prefeitura e todos nós eufóricos. Depois se tem notícia de que nem projeto existia e outros dizem que tinha projeto, mas era super dimensionado, ou seja, pra meu conceito, superdimensionado ou sem projeto, significa que tudo não passava de uma boa lorota contada aos ingênuos parnaibanos para mais um ano de eleição. E no próximo ano tem de novo e todas estas histórias e outras novas poderão voltar e nós, os parnaibanos, estaremos prontos para novamente aplaudir seus discursos, fazer carreata, passeata, levantar bandeiras, gritar pelo seu nome, distribuir santinhos e finalmente ficarmos esquecidos até que eles voltem para nos dar novas energias.

Só para relembrar, vocês ainda lembram-se da Academia de Polícia de Parnaíba que funcionava e anualmente recebia novas turmas de cadetes. Pois não é que o comandante na época, o Cel. Prado, ainda ficou irritado com quem havia inventado a história de que a Academia iria acabar. Diga hoje Cel. Prado que foi enganado pelo governador e se redima junto a população parnaibana.

Parnaíba já chegou a ter em uma só legislatura um governador, dois senadores, um deputado federal e três deputados estaduais. E hoje o que temos? Por sorte ainda temos um vice governador, mas vice é vice não é governador. Temos uma deputada estadual que mesmo não sendo parnaibana se esforça para defender nossas causas.


Vamos parar antes que comece a soltar algumas besteiras que temos conhecimento, mas que não são possíveis de colocar aqui.

Clique AQUI e saiba mais informações de Parnaíba e região
Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: