sexta-feira, dezembro 09, 2011

Cajueiro da Praia completa o 15º aniversário de emancipação com realização de diversos eventos.


Girvaldo Albuquerque, prefeito de Cajueiro da Praia

O Prefeito de Cajueiro da Praia, Dr. Girvaldo Albuquerque da Silva, estará realizando a comemoração de 15 anos de emancipação política do município, nos dias 10 e 13 de dezembro, onde terá uma vasta programação para a população.

Dia 10 (sábado) toda a programação será na Praia do Cajueiro de baixo:
Programação da parte da manhã:
6:00 hs – Concentração dos ciclistas, Esquina Rua Grijalma Carneiro com Av. Geraldo Laura;
7:00 hs – Largada do XI Ciclismo – BR 402, entroncamento para Cajueiro da Praia;
8:20 hs – Chegada do ciclismo – Em frente à Secretaria da Educação;
8:30 hs – Torneio de futebol de areia – 1º jogo;
9:30 hs – Torneio de futebol de areia – 2º jogo;
8:45 hs – Roda de capoeira com crianças da Barra Grande – Em frente ao palco;
9:30 hs – Apresentação do Reisado de Barra Grande – Em frente ao palco;
10:30 hs – Largada da VI Corrida de Jegues – Praia do Cajueiro de baixo;

Programação da tarde:
13:30 hs – Concurso de desenho do Peixe-boi Marinho para crianças – Base Multifuncional do CMA/PI;
15:00 hs – Largada da X Regata de Canoas à Velas – Praia de Cajueiro de Baixo;
15:30 hs – Largada do I Giro de Mountain Bike de Cajueiro em frente à U.E. Anatólio Carneiro
16:30 hs – Bingo
17:30 hs – Premiação das competições – Palco na praia do Cajueiro de Baixo;
18:00 hs – Banda Brilho do Camurupim.



Cajueiro da Praia
Cajueiro da Praia é um município brasileiro do estado do Piauí. Localiza-se a uma latitude 02º55'40" sul e a uma longitude 41º20'10" oeste, estando a uma altitude de 10 metros. Sua população estimada em 2004 era de 6 143 habitantes. Possui uma área de 283,86 km².

História:
Originalmente chamava-se Timonha por conta do rio do mesmo nome que divide o Piauí do Ceará. Com um pequeno litoral de apenas 66 km, Cajueiro da Praia é um dos quatro municípios litorâneos do Piauí.

O município de Cajueiro da Praia foi criado pela Constituição Estadual de 05/10/1989, desmembrado do município de Luís Correia e emancipado com a lei nº 4.810, do 14 de dezembro de 1995, ocorrendo a primeira eleição para prefeito municipal em 1996, sendo eleito o primeiro Prefeito Cláudio Fontenele Souza e assumindo o mandato em Janeiro de 1997.

Pousadas em Barra Grande
Geografia
Limites: Norte: Oceano Atlântico; Sul Luís Correia; Leste: Estado do Ceará; Oeste Luís Correia
Clima: Tropical alternadamente úmido e seco, com duração do período seco de seis meses / Temperaturas médias Entre 25°C a 32°C.
Vegetação: Restinga, vegetação de dunas e caatinga arbórea e arbustiva
Recursos hídricos: Oceano Atlântico, Rios Timonha, Carpina e Camurupim e Lagoa do Cajueiro
Solos: Areias quartzosas marinhas, areias quartzosas distróficas e solos aluviais eutróficos
Demografia: Durante o período de 2000 a 2007 a população de Cajueiro da Praia só cresceu 38 habitantes, isto pode ser explicado pela baixa taxa de natalidade ou pela migração dos moradores para outras regiões. O município conta com três unidades de saúde, sendo um Posto de Saúde da sede municipal, um Posto de Saúde do povoado de Barra Grande e uma Unidade da Vigilância Sanitária. Em relação à educação, Cajueiro conta com 16 escolas públicas estaduais e municipais, com ensino médio e fundamental.

Restaurantes e acomodações em Barra Grande
Infraestrutura: O município de Cajueiro da Praia já dispõe de uma boa infraestrutura hoteleira, com inúmeros estabelecimentos de hospedagens, com capacidade de abrigar mais de 500 visitantes, em sua maioria localizados no povoado de Barra Grande, além de muitas casas para serem alugadas por turistas. Segundo Costa (2006) apenas 14% dos moradores do povoado Barra Grande disseram alugar suas residências para os turistas e 86% declararam não realizar essa prática. As pousadas, geralmente, possuem operação familiar e com instalações simples, porém, nos últimos meses, as condições ambientais da região têm levado muitos praticantes de esportes radicais, como kitesurf, a abrirem as suas próprias pousadas, com um padrão mais elevado, atendendo a demanda internacional.

Atrações turísticas:
Praia: Cajueiro da Praia tem como atração turística a Praia do Cajueiro. E faz parte do território de Cajueiro da Praia a Praia de Barra Grande, que é uma pequena colônia habitada no passado apenas por pescadores. E, atualmente possui diversas pousadas focadas no turismo, com destaque para a prática do Kitesurf, pois nessa praia são encontradas as condições ideais para prática desse esporte.

Projeto Peixe-boi
Patrimônio Natural do Peixe-Boi Marinho: Cajueiro da Praia foi o primeiro município brasileiro a receber o título de Patrimônio Natural do Peixe-Boi Marinho, através de uma lei municipal de 2003 (NETO, 2006). Assim, a prefeitura local é responsável, perante a lei, de proteger os mamíferos aquáticos e seus habitats (estuários, rios e mar), além de poder explorar este título para incrementar a atividade turística e articular parcerias com entidades para preservar este mamífero.

O Projeto Peixe-Boi Marinho foi iniciado no país, em 1980, com o objetivo de avaliar o estado de conservação do mamífero no litoral brasileiro. Os trabalhos deste Projeto na região litorânea do Piauí, iniciaram-se em 1994, segundo o Técnico Ambiental do IBAMA, Heleno Santos, que hoje conta com um dos maiores rebanhos da espécie, cerca de 25 animais, juntamente com o Maranhão e Paraíba, mostrando que a região de Cajueiro da Praia oferece segurança e alimentação para este mamífero.

Guia turístico captura e mostra o Cavalo Marinho
Avistamento do Cavalo Marinho
O Canal do Cavalo Marinho na Barra Grande tem se tornado cada vez mais uma forte atração da localidade. Em canoas à remo os guias da Associação de Condutores Turísticos da Barra Grande levam visitantes do mundo inteiro para apreciar em habitat natural os hippocampus “nome científico deste peixe”, o passeio dura cerca de duas horas e meia, percorrendo dentre três tipos de mangue formados pelos rios Cardoso e Camurupim.

Antes de chegar ao local, é possível ver uma rica fauna e flora, formados por; aves, peixes, moluscos e crustáceos. Todos podendo ser vistos de perto. Um dos grandes atrativos deste passeio ecológico é a visita ao ninho das tartarugas, local onde esse tipo de quelônio deposita seus quase 200 ovos.

Na chegada ao Canal do Cavalo Marinho os guias colocam luvas para não machucar o animal já que se trata de uma especial bastante sensível, então são colocados em aquários e depois das sessões fotográficas dos curiosos são devolvidos ao habitat natural.

Cajueiro Rei, o maior do mundo
Cajueiro REI: É a árvore símbolo do município de Cajueiro da Praia e tornou-se uma das atrações dos visitantes. O Cajueiro REI foi assim batizado depois de uma reportagem do Programa Descobertas (Ecoaventureiro Alcide Filho) da TV Cidade Verde em março de 2010. A matéria foi depois repercutida pelo  SBT Nordeste (Programa Turístico Nordeste Mais, com o repórter César Filho). O cajueiro do litoral do Piauí foi declarado o maior cajueiro do mundo quando o Agrônomo  Wellington Rodrigues de Sousa mediu sua área total com um GPS Geodésico (alta precisão) e obteve 8.810 m2.

Com elevado valor histórico, turístico e até arqueológico (foram encontradas cerâmicas de povos indígenas) o cajueiro REI do litoral do Piauí merece uma urgente resposta de socorro. A Prefeitura de Cajueiro da Praia pede urgência. Certamente a Universidade Federal do Piauí e a SDR podem acudi-lo. Vamos acompanhar isso. Siga com a gente, passo a passo, esse pedido de socorro.

Clique AQUI e saiba mais informações de Parnaíba e região
Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: