sexta-feira, outubro 21, 2011

Troca de diretor não garante fim do caos no Dirceu Arcoverde

Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Foto Divulgação)
Falta de materiais para procedimentos simples, carência de pessoal, baixa qualidade nos serviços, equipamentos e ambulâncias sucateadas. Estes são alguns dos problemas do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). O maior centro médico da região Norte do Piauí é administrado pelo Governo do Estado.

Com isso, moradores da cidade de Parnaíba e de municípios vizinhos, sobretudo a população mais carente, sofrem quando precisam de serviços médicos. O aposentado Edgar Rodrigues, 73 anos, informou ao Portal Costa Norte que precisa comprar mensalmente materiais para seu tratamento.

“Tenho problema na próstata e todo mês tenho que comprar os kits no valor de R$ 45 para trocar a sonda porque aqui no hospital não tem”, afirmou o idoso. Já para o para o pescador João Francisco, que sofre da mesma enfermidade, o grande problema é atendimento. “Os funcionários tratam a gente mal e são ignorantes”, relata.

O coordenador do setor de base do HEDA, Paulo José, limitou-se a dizer que o hospital não tem obrigação de fornecer alguns tipos de materiais. Entretanto, a legislação brasileira garante que o Estado, através do Sistema Único de Saúde (SUS), é obrigado a fornecer assistência total e irrestrita no que diz respeito à saúde.

O hospital conta com um quadro de 450 funcionários, mas o número seria insuficiente para atender a demanda. No início da semana, o então diretor do hospital, Dr. Fares Lima, deixou o cargo após denunciar que ambulâncias estariam paradas por conta de problemas mecânicos. O clínico geral Mário Benjamim deve assumir o cargo.

Em entrevista à TV Costa Norte, o governador Wilson Martins afirmou ter tomado conhecimento da mudança na diretoria somente na terça-feira. Martins foi evasivo ao comentar os problemas do hospital. “Estamos trabalhando para melhorar ainda mais as condições da saúde”, comentou.



Clique AQUI e saiba mais informações de Parnaíba e região.
Jornal da Parnaíba | Por Daniel Saturnino/MN

Nenhum comentário: