segunda-feira, outubro 03, 2011

Tartarugas do Delta realiza minicurso durante Simpósio de Turismo da UFPI


No dia 30 de setembro o Projeto Tartarugas do Delta, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, participou do II Simpósio de Turismo do Delta do Parnaíba – SIMTUD. O evento científico é organizado pelo Curso de Turismo da UFPI – campus de Parnaíba-PI.
Durante a programação do simpósio foram realizados conferências, palestras, minicursos, exposições, showroom e visitas técnicas.
O projeto contribuiu durante o SIMTUD com a realização do minicurso “Projeto Tartarugas do Delta: um produto da atividade de ecoturismo”, a atividade foi ministrada pela coordenadora Técnica do projeto, bióloga Werlanne Santana, juntamente com os monitores, Edlayne Mendes, Ana Luiza e Manoel Neto.

Dentre as ações executadas, inicialmente houve uma atividade de percepção ambiental, na qual os participantes realizaram uma caminhada de olhos fechados na proposta de sentir os quatros elementos da natureza terra, água, ar e fogo.
Condução de participantes à praia.
Estes elementos foram contextualizados quando se explicou sobre os estágios da reprodução das tartarugas marinhas: subida da fêmea, confecção da cama, confecção da cova, liberação dos ovos (postura), fechamento da cova, camuflagem da cama e retorno da fêmea para o mar. Na explicação sobre o desenvolvimento embrionário das tartarugas, foi enfatizado que não existe cuidado parental, ou seja, a fêmea não cuida dos filhotes, confecciona o ninho e deixa a Mãe Natureza responsável pelo desenvolvimento destes filhotes. Sendo este um comportamento característico da espécie.
Simulação do comportamento reprodutivo
“Após a simulação sobre o comportamento de desova, seguimos em caminhada, já com os olhos abertos, na praia visando que os estudantes observassem a paisagem e os atrativos daquela localidade. Terminando a caminhada retornamos para o SESC Praia, onde houve apresentação teórica utilizando algumas peças lúdicas e vídeos para explicar sobre o ciclo de vida das tartarugas marinhas e o trabalho de conservação realizado na pelo projeto”, explicou Werlanne.
Discussão sobre as tartarugas marinha como produto turístico
Minicurso - Simposio de Turismo.
Também foram repassadas informação sobre unidades de conservação, em particular APA Delta do Parnaíba, sua área de abrangência, características que justificam sua proteção e os objetivos da APA, sendo estes: Melhorar a qualidade de vida das populações residentes, através da orientação e disciplina das atividades econômicas locais, buscando a sustentabilidade das mesmas; Proteger o Delta dos rios Parnaíba, Camurupim, Cardoso, Timonha e Ubatuba com sua fauna, flora e ecossistemas associados; Proteger os recursos hídricos; Fomentar o turismo ecológico e a educação ambiental.
Acadêmicos de biologia e turismo da UFPI - Parnaíba
Clique AQUI e saiba mais informações de Parnaíba e região.
Jornal da Parnaíba | Fonte: Tartarugas do Delta

Nenhum comentário: