segunda-feira, outubro 03, 2011

Presidente da Agespisa visitou obras do sistema de saneamento básico em Parnaíba


Engenheiro Oswaldo Couto e o presidente
da Agespisa Raimundo Neto

Na manhã de sábado (01), o diretor-presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Piauí S/A (Agespisa), Raimundo Neto, esteve em Parnaíba e visitou as obras do sistema de saneamento básico.

O presidente foi acompanhado pelo gerente da Agespisa em Parnaíba, Cirilo Vieira e pelos engenheiros da Construtora Jurema, responsável pela obra, Oswaldo Couto e Jailton Costa.

Raimundo Neto, que está a frente da Companhia a menos de um mês, veio conhecer a estrutura da Agespisa, no município, e avaliar o andamento das obras.

A visita começou pelas Estações de Tratamento de Água (ETAs), no bairro Joaz Sousa (ETA 4) e no bairro Igaruçu (ETA 2) onde também é feita a captação de água bruta de Parnaíba.


A próxima parada foi na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), onde futuramente será tratado o esgoto da cidade. “Com a obra concluída e em funcionamento, Parnaíba vai mudar a realidade de 0% para 60% de esgotamento sanitário. Concluir essa obra, o mais rápido, e melhorar o abastecimento de água para esta cidade em fase de crescimento, é uma meta da Agespisa e do governo do Estado.” Disse o presidente.

Após visitar a ETE, local onde está sendo implantada a lagoa de estabilização do esgoto, que está com 90% concluída, faltando ainda a construção do laboratório e da calha parshall, onde o esgoto será tratado, o presidente foi ver as obras das Estações Elevatórias (EEs), unidades compostas por bombas e tanques.

Segundo os engenheiros da Construtora Jurema, das nove estações elevatórias previstas no projeto, somente duas ainda não foram concluídas, a EE 6, na AV. Padre Raimundo José Vieira e a EE 3, no Bairro São José, mas estão em fase de finalização.

Depois de muito atraso e especulações para a conclusão do esgotamento sanitário de Parnaíba, Raimundo Neto disse, após tomar maior conhecimento do andamento das obras, que até dezembro todo o projeto será executado.

Atualmente, a Agespisa atende a 156 cidades e 22 povoados com sistemas de abastecimento, levando água de qualidade para mais de 1,8 milhões de pessoas, o que representa 92,7% da população urbana.

Em Parnaíba foram investidos 35 milhões na obra de esgotamento sanitário, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do  Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).


Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), onde futuramente será tratado o esgoto de Parnaíba
Terreno da lagoa de estabilização do esgoto, composta por 4 módulos
Estação Elevatória 3

Clique AQUI e saiba mais informações de Parnaíba e região.
Jornal da Parnaíba | Por Valdênia Santos

Nenhum comentário: