![]() |
Clique na figura acima para ampliar |
O site da revista "The Economist"
publicou na última segunda-feira (05) uma reportagem na qual compara os PIBs
dos Estados brasileiros aos PIBs de alguns paises do mundo. O estado do Piauí,
que possui o PIB per capita US$ 3 mil, seria um país semelhante à de um país
europeu, a Macedônia.
No comparativo, por exemplo, é possivel perceber que Alagoas tem PIB per capita equivalente ao do Afeganistão e seu 1,3 bilhao de habitantes. Já o Rio Grande do Sul, com suas indústrias e agricultura fortes e consolidadas, tem PIB per capita igual ao do Gabão, na África.
Segundo a revista, a noção de que o Brasil está na vanguarda de um grupo de países emergentes a caminho de se tornarem superpotências é tão aceita que se tornou um jargão. Mas esses dados ajudam a ter uma noção melhor do tamanho do caminho que o País ainda tem a percorrer.
A "Economist" já tinha feito o mesmo comparativo com EUA, China e Índia.
2 comentários:
Tinham que comparar o Piauí com um desses países lascados da europa?
Essa Macedônia é um dos piores países europeus.
Afeganistão, com 1,3 bilhão de habitantes?
29.863.000 hab. (46hab/km²), o Afeganistão é um dos países mais pobres e inóspitos do mundo.
Fazendo uma análise melhor. Veja que nem um Estado brasileiro tem PIB per capita igual a nenhum país rico? O DF que tem um PIB per capita de U$ 25.000 aa. se assemelha ao arruinado Portugal.
Postar um comentário