sábado, setembro 10, 2011

Mais uma obra parada em Parnaíba: a requalificação da Beira Rio

Destruição da mureta de proteção - Foto: Daniel Santos
Com a paralisação das obras de requalificação urbanística e paisagística da Beira-Rio em Parnaíba há cinco meses o Bairro do Carmo está correndo risco de inundar no próximo inverno. A Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra) deu ordem de serviço para o início de obras no município Parnaíba, no dia 5 de abril e uma semana depois de iniciada as obras foram paralisadas.

Segundo Antônio de Pádua Mello, secretário de Serviços Urbanos e Defesa Civil de Parnaíba, falta à empresa Staff, efetuar o pagamento das taxas rotineiras, obrigatórias em qualquer obra e a apresentação da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do engenheiro da empresa para atender ao disposto na Lei 6.496/77 e Resoluções do CONFEA.


Início das obras em abril, paralisida em seguida
O secretário disse que as obras estão abandonadas e se tornou alvo de vândalos que danificaram a estrutura da mureta. Ele acredita que se a situação ficar pior terá que interditar a rua. Outro detalhe é que os moradores do Bairro do Carmo estão sem proteção em casos de cheias nos próximos invernos.

A obra está orçada em R$ 8.128.156,49 e tem por finalidade a urbanização da Beira-Rio com uma nova concepção turística. O projeto contempla passarela de contemplação (mirante), banheiros, píer, pavimentação externa, estacionamento, quadras poliesportivas, quiosques, pista para passeio, áreas de lazer, muro de arrimo, pavimentação asfáltica da Avenida Nações Unidas e portal de entrada. A obra deveria ser executada num prazo de 300 dias.

Mureta de concreto foi destruída no início das obras
Já estamos em setembro e a obra  da urbanização da Beira-Rio em Parnaíba que foi iniciada com a quebra do dique de concreto que protege o Bairro do Carmo de enchentes está parada desde então. Até hoje a STAFF Construtora, a mesma da construção do Porto de Luis Correia, não regularizou sua situação para continuar a obra ou pelo menos reconstruir a mureta.


Acredito que já está mais do que na hora dos órgãos fiscalizadores entrarem em ação exigindo uma explicação e o imediato reinício das obras e em caso de descumprimento aplicação de multa. Esta é uma obra que não pode esperar sob o risco de deixar centenas de famílias desabrigadas em caso de inverno rigoroso.

Matérias relacionadas:

Clique AQUI e saiba mais informações de Parnaíba e região.
Jornal da Parnaíba

Um comentário:

Anônimo disse...

Tem e quer fazer esta obra quer e benefício para a cidade, e mais um ponto,turístico pó de as pessoas vão ficar olhado para o por do sol.