sexta-feira, agosto 19, 2011

Solenidade marca os 249 anos de fundação da Vila de São João da Parnaíba


S

Foi realizada na noite desta quinta-feira, dia 18, na Câmara Municipal de Parnaíba a sessão solene como parte da programação de 167 anos de Parnaíba que comemorou os 249 anos de fundação da Vila de São João da Parnaíba.


A solenidade enfatizou a criação da vila que posteriormente veio a se chamar Parnaíba quando foi elevada à categoria de cidade. O dia 18 de agosto é uma das três Datas Magnas instituídas por lei municipal aprovada pela Câmara Municipal em setembro de 2010, as outras são: 11 de junho de 1711 quando foi instituída a Vila Nova da Parnaíba – Vila Nossa Senhora de Monteserrathe da Parnahiba; e 14 de agosto de 1844 em virtude da elevação da vila à categoria de cidade.


Durante o evento, as autoridades realizaram a entrega de medalhas do Mérito Legislativo e a entrega do título de Cidadania Parnaibana para várias personalidades, dentre as quais atletas, militares e civis que deram contribuição de grande valia para a cidade.

Discurso do presidente da Câmara de Parnaíba, vereador Gustavo Lima:
“Em setembro de 2010 esta casa com muita honra aprovou por unanimidade o Projeto de Lei do Executivo número 3460/2010 que institui as três Datas Magnas da cidade parnaibana.

São elas: 11 de junho de 1711 quando foi criada a Vila Nova da Parnaíba – Vila Nossa Senhora de Monteserrathe da Parnahiba;  Dia 14 de agosto de 1844 quando da elevação da vila de São João da Parnaíba à categoria de cidade a qual neste 2011 completa 167 anos; e por último o 18 de agosto de 1762 quando foi instituída a Vila de São João da Parnahiba, data a qual comemoramos nesta solenidade;

A Câmara de Parnaíba, através dos homens e mulher que a compõem, entram para o seleto grupo das grandes figuras desta cidade, por reconhecer a importância da história desta terra e dar a ela o devido local de destaque para o Piauí e para o país.

Seria absurdo de nossa parte esquecer o mérito dos nossos antepassados que estavam aqui desde as primeiras células sociais da, hoje, Parnaíba. Seria mais absurdo ainda renegar um século e meio de participação reconhecida na economia e decisões políticas deste país e estado e contar apenas quando da elevação de Parnaíba à categoria de cidade.

Podemos inclusive nesta solenidade nos remeter 249 anos atrás, quando homens e mulheres que também amavam esta terra instituíram a Vila de São João da Parnaíba para que amemos cada vez mais esta cidade que tem um povo acolhedor e recebe gente de todo lugar como se daqui fossem.

Ser filho da Vila Nova da Parnaíba, a Vila de Nossa Senhora de Monteserrathe da Parnahiba, ou da Vila de São João da Parnahiba, ou apenas da Parnaíba dos tempos atuais faz toda a diferença para os que compõem esta casa. Porque representamos o povo da segunda maior cidade do Piauí, porém indiscutivelmente a mais bela do estado e de história valiosa não menos importante que muitas cidades nordestinas e brasileiras.

Não poderia nesta fala esquecer que o rio de mesmo nome que se confunde com Parnaíba em sua magnitude nos deu o mais preservado delta do planeta, e aos cuidados dos parnaibanos sua maior ilha, a Ilha Grande de Santa Isabel. Deu-nos também um de seus braços mais fortes, o rio Igaraçu que banha Parnaíba e foi rota de navegação do comércio que engrandeceu nossa história e hoje nos dá juntamente com o Porto das Barcas nosso principal cartão postal e é palco do terceiro ciclo econômico da região, o Turismo.

Para finalizar, em nome dos colegas vereadores agradecemos a população de Parnaíba por nos permitir representá-la. E cortejar esta cidade que tanto amamos e respeitamos.

VIVA A VILA DE SÃO JOÃO DA PARNAÍBA! E VIDA ETERNA À QUERIDA PARNAÍBA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS! MUITO OBRIGADO!”

Jornal da Parnaíba | Ascom CMP.







Nenhum comentário: