sexta-feira, agosto 26, 2011

Caso Fernanda: Resumo dos acontecimentos

Fernanda Lages Veras
CRIME QUE CHOCOU O PIAUÍ: Polícia divulga mensagem enviada ao telefone celular de Fernanda Lages Veras: “Você teve o fim que merecia”…

O jornalista e advogado Pedro Alcântara Carvalho do Nascimento, como reporter da TV Antena 10/Rede Record, em trabalho de reportágem apresentado às 13:15h desta Sexta-feira (26) noPrograma Policial Balanço Geral, informou que o delegado Mamede Rodrigues, do 5º DP de Teresina, que procura elucidar o crime que levou à morte a estudante barrense Fernada Lages Veras, que já começou o trabalho de perícia em cima do telefone celular da vítima.

Na reportagem, Pedro Alcântara disse que: “Segundo o delegado Mamede Rodrigues,  às 7:30h da manhã de Quinta-feira (25), portanto pouco tempo após Fernanda Lages Veras ter sido encontrada morta (foi encontrada as 5:30h), uma mensagem havia chegado ao seu celular com a seguinte frase: “Você teve o fim que merecia“. A informação é triste de ser divulgada e cruel até, mas cabe a todos nós que fazemos a imprensa, com a lucidez dos fatos, mater informado nosso público leitor, já que o caso ganhou repercussão nacional, inclusive.

O reporter Pedro Alcântara Carvalho do Nascimento disse ainda no Programa Policial Balanço Geral, que: “Além das 4 mulheres que acompanham Fernanda Lages Veras, mais dois homens ficaram com ela no Bar O Pernambuco, na zona Norte de Teresina, momento antes de acontecer o crime. Tanto as 4 mulheres como os 2 homens já foram identificados e na tarde desta Sexta-feira (26) estarão prestando depoimento a Polícia”.
Uma tia de Fernanda Lages Veras também concedeu entrevista às 13:43h desta Sexta-feira (26), àTV Cidade Verde/SBT, dentro do programa Jornal do Piauí, afirmando “que Fernanda gostava de ingerir cerveja de forma moderada e que já esteve morando em sua casa em Teresina, depois foi morar na casa de outra tia também em Teresina, e por último passou a morar com uns rapazes filhos de Barras e parentes do ex-prefeito José Ribamar Cabelouro”. (Fonte: Tribuna de Barras)

Delegado Mamede Rodrigues
DNA encontrado em unha pode revelar assassino de jovem. Em depoimento, vigias entram em contradição e polícia pode ter de ouví-los novamente. Carro será periciado.

A Polícia Civil aguarda o resultado do exame DNA do material retirado sob a unha da universitária morta em uma obra do Ministério Público Federal na última quinta-feira (27). De acordo com o delegado Mamede Rodrigues, titular do 5º DP e responsável pelo caso, o resultado do teste será um dado importante para identificar o assassino. 

“Ela reagiu e resistiu à morte. Possivelmente o acusado teve o corpo arranhado por ela”, acredita o delegado. Além do DNA, Mamede afirmou que está sendo feita a perícia no celular e no automóvel da vítima. 

Domingos dos Santos - Vigia
Vigias
Os dois vigias que estavam trabalham na obra do TRT, que fica ao lado do prédio em construção onde Fernanda foi encontrada morta, prestaram depoimento na delegacia. Entretanto, a polícia, mesmo após as informações prestadas ontem e hoje, a polícia deve chamá-los mais uma vez para novo depoimento. 

O delegado Paulo Nogueira, da Comissão Investigadora do Crime Organizado e que auxilia nas investigações, diz que os vigias de vez em quando entram em contradição. Ele cita como exemplo que Domingos dos Santos, que estava trabalhando na hora do assassinato, chegou a descrever que estava a cerca de 60 metros da entrada, mas percebeu uma mão retirando a corrente do portão e colocando novamente no prego. Em seguida, ele teria visto uma pessoa caminhando próximo à parede quase correndo que teria olhado pra ele e depois seguiu entrando no prédio seguinte. (Thiago Amaral/CidadeVerde)

Miguel Joaquim da Silva, vigia
“Nosso questionamento é como é que ele viu a mão abrindo a corrente e não consegue identificar se é homem ou mulher. Por isso ele será ouvido novamente”, diz Nogueira.

Ainda de acordo com o delegado o outro vigilante, Miguel Joaquim da Silva, disse à polícia que, ao chegar na obra, perguntou se Domingos tinha comprado um carro porque havia um automóvel estacionado em frente ao portão – o Uno de Fernanda – e Domingos respondera: “é de um pessoal que entrou”. “Quando ele diz ‘pessoal’ nos faz supor que havia mais de uma pessoa entrando no local, mas no depoimento de hoje ele disse que Domingos viu apenas uma pessoa”, acrescenta o delegado da Cico. 

“A todo momento surge a pergunta do porque ele (Domingos) não interceptou a pessoa que entrou e ele diz que temeu por sua integridade física. Mas na história da construção nunca ninguém havido assalto ou utilizado o local para o uso de drogas”, observa Paulo Nogueira. 

Uma equipe da Cico foi até o prédio onde a jovem foi assassinada nesta madrugada e tentou refazer os passos do criminoso e observar a luminosidade do horário. 

Corpo de Fernanda foi encontrado pela manhã
Testemunhas
A polícia deve ainda acionar os vigias de todos os imóveis próximos à região da obra do MPF para tentar levantar mais informações sobre o crime. “O vigia de um outro prédio da região, teria ouvido os gritos (de Fernanda)”, diz o delegado Paulo Nogueira, da Cico. 

Até o momento, foram ouvidos no 5º DP cinco pessoas, entre elas os dois vigias, o ex-namorado de Fernanda, Pablo Vital, e o pai dele. Quatro amigas da vítima que estiveram com ela na noite, antes do crime acontecer também prestarão depoimentos hoje. 

A tia de Fernanda, Cassandra Lages, funcionária pública, veio do enterro em Barras direto para Teresina para pegar informações com a polícia. Ela disse ao CidadeVerde.com que em nenhum momento a universitária se queixou à família de que viesse recebendo ameaças e confirmou que a estudante morava com dois sobrinhos do ex-deputado Cabelouro. (Flash de Yala Sena e Caroline Oliveira)

Ex-namorado faz homenagem para Fernanda; MPF divulga nota de pesar. Mensagem de Pablo Vital foi postada no Facebook por sua irmã. Jovem foi assassinada ontem em Teresina.

Um dia depois da tragédia nas obras do futuro prédio da Procuradoria Regional da República no Piauí, o Ministério Público Federal divulgou nota de pesar pelo falecimento de Fernanda Lages Veras, assassinada na madrugada de quinta-feira (25). Seu corpo foi achado no início da manhã com várias marcas de agressão. Também hoje, uma mensagem do ex-namorado da estudante de Direito foi publicada em uma rede social. 

Pablo Vital, que ontem prestou depoimento e descartou ter qualquer envolvimento com o crime, teve uma mensagem postada no Facebook pela irmã, Dany Vital. Ontem, parentes afirmaram que o estudante havia terminado o relacionamento há dois meses. Na mensagem, com a foto dele e Fernanda, o jovem diz: "levaram a mulher da minha vida e eu nem tive a chance de dar minha vida por você.

Já na nota, o MPF presta solidariedade aos parentes e destaca que o procurador-chege, Marco Túlio Lustosa Caminha, acionou a Polícia Federal e servidores da Procuradoria da República para ajudar no trabalho de perícia.


Veículo de Fernanda Lages no portão da obra do TRT

Assassino não entrou no carro de Fernanda, atesta perícia
O levantamento das impressões digitais no interior e fora do veículo realizado por peritos do Instituto de Criminalística do Piauí identificou que o assassino da estudante de direito Fernanda Lages Veras não entrou no carro dela em nenhum momento, um Fiat Uno Preto.

No automóvel foram capturadas três impressões digitais: as da Fernanda e as dos investigadores Charles Brown e Paulo. Na realidade, havia a esperança dos investigadores que o os sinais do carro apontassem para alguma direção, mas apenas confirmaram a versão de que ela saíra sozinha do bar Pernambuco, na zona norte de Teresina, bairro Mafuá.

Derrubada a hipótese de que o(s) criminoso(s) estivesse(m) no carro, sobraram duas outras hipóteses. Ele a seguia em outro veículo ou já estava esperando a estudante na frente do prédio do Ministério Público.


Veja a nota do MPF
O Ministério Público Federal no Piauí (MPF/PI) vem a público prestar solidariedade aos familiares e amigos da jovem Fernanda Lages Veras, assassinada brutalmente na madrugada da última quinta-feira (25), no canteiro de obras da futura sede da Procuradoria da República no Piauí.

Tão logo tomou conhecimento dos fatos, o procurador-chefe desta unidade, Marco Túlio Lustosa Caminha, solicitou a presença de uma equipe da Polícia Federal no local e determinou o deslocamento de servidores da Procuradoria da República no Piauí para acompanhar os trabalhos periciais. O MPF/PI espera a breve elucidação do crime pelas autoridades competentes. (Da Redação do Cidade Verde)

Sepultamento de Fernanda foi em Barras (PI)
Estudante é sepultada em Barras, sua terra natal

O corpo da estudante Fernanda Lages Veras, 19 anos, foi enterrado na manhã desta sexta-feira (26) em Barras, município localizado a 119 quilômetros de Teresina. Uma multidão comovida acompanhou o cortejo até o cemitério da cidade. 

O velório de Fernanda aconteceu durante toda noite. A movimentação de parentes e amigos foi intensa para prestar as últimas homenagens a jovem. Fernanda era filha do ex-vereador de Barras, Paulo César Lages Veras.

A polícia já intensificou as investigações. Pablo Vital, ex-namorado de Fernanda e o vigia da obra já prestaram depoimento.  Na tarde de ontem (25) Pablo esteve no 5º Distrito Policial e se declarou inocente. Ele afirmou ter chegado em casa cedo na noite do crime.

O velório de Fernanda aconteceu durante toda noite. A movimentação de parentes e amigos foi intensa para prestar as últimas homenagens a jovem. Fernanda era filha do ex-vereador de Barras, Paulo César Lages Veras.

A polícia já intensificou as investigações. Pablo Vital, ex-namorado de Fernanda e o vigia da obra já prestaram depoimento.  Na tarde de ontem (25) Pablo esteve no 5º Distrito Policial e se declarou inocente. Ele afirmou ter chegado em casa cedo na noite do crime. (O Dia)

Condensado por Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: