sábado, julho 30, 2011

Vistoria do MTur constata atraso na execução do Terminal Turístico da Barra Grande


Apenas sete operários trabalhando no Terminal Turístico
O técnico do Ministério do Turismo (MTur), Ircílio Chissolucomde, vistoriou as obras da Secretaria nos municípios de Luís Correia e Cajueiro da Praia.. O objetivo da vistoria é avaliar a qualidade da obra, o cronograma de execução e cumprimento adequado do projeto contratado.

Na região do litoral do Piauí, a Secretaria do Turismo, está executando o Terminal Turístico de Barra Grande, município de Cajueiro da Praia e um grande restaurante em Atalaia, município de Luís Correia

Segundo o engenheiro da Secretaria do Turismo do Piauí, João Benedito Filho, a situação encontrada na obra do Terminal Turístico de Barra Grande não agradou ao técnico da MTur, apenas sete operários foram encontrados no canteiro de obras. “Devemos notificar a empresa, para que a mesma nos apresente, com máxima urgência, um cronograma físico-financeiro atualizado e real, assim, como deveremos advertir a mesma quanto à lentidão na execução”, disse o técnico.

Segundo o engenheiro da Setur, Rômulo Reis, que também acompanhou a visita da MTur as obras de infraestrutura turística no litoral são essenciais ao desenvolvimento da região.

Rômulo Reis explica que, nesse caso, a empresa é notificada e pode inclusive ter o contrato rescindido. “Encontramos vários problemas técnicos como a qualidade do material utilizado, a quantidade de profissionais no canteiro de obras que não é suficiente e a imprecisão quanto ao cronograma de entrega das mesmas. Já preparamos um relatório da vistoria e a construtora será notificada, se os problemas não forem sanados, a Setur pode rescindir o contrato”, disse. A vistoria aconteceu nos dias 22 e 23 de julho.

O Terminal Turístico de Barra Grande terá dois pavimentos, com cozinha, área de administração, depósito, sanitários masculino e feminino, restaurantes, área para refeição e estacionamento para ônibus. Para essa obra serão investidos um valor total de R$ 768.796,59.

No verão, a grande concentração de turistas na região de Barra Grande, causando transtornos ao trânsito local. O Terminal Turístico servirá para melhorar as condições logísticas da cidade e atrair mais visitantes. A Superintendência do Patrimônio da União do Estado autorizou o governo a usar, de graça, um imóvel da União para implantação o projeto.  De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial, o imóvel cedido pela União poderá ser usado por vinte anos.

Barra Grande é um povoado pequeno e tem problemas de trânsito, as ruas são estreitas. Então esse terminal é para que os veículos maiores, os ônibus que fazem turismo, fiquem no terminal, enquanto o turista vai curtir a praia e depois volta para pegar o ônibus naquela localidade. Com a retenção dos ônibus, no terminal, os veículos menores vão poder circular livremente pela região no período de alta temporada. 


Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: