terça-feira, julho 26, 2011

Comissão Técnica Estadual do Projeto Orla realiza primeira reunião


Superintendência do Patrimônio da União e Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR, realizam a 1ª reunião da Comissão Técnica Estadual do Projeto Orla hoje,  dia 26 de julho, no auditório do SEBRAE a partir das 08h 30.


O Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima (Projeto Orla) é uma ação conjunta entre o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Suas ações buscam o ordenamento dos espaços litorâneos sob domínio da União, aproximando as políticas ambiental e patrimonial, com ampla articulação entre as três esferas de governo e a sociedade.


No Estado do Piauí, sua coordenação é feita pela SPU e pela SEMAR/PI. Importantes avanços ocorreram nos últimos anos no que se refere a implementação do programa no estado. A partir do  I – Seminário de Gestão Integrada da Orla Piauiense realizado de 29 de setembro a 01 de outubro de 2010, foi instituída a Comissão Técnica Estadual reconhecida através da publicação de seu Decreto de criação nº 14.311 de 5 de outubro de 2010. É composta por representantes de diversas insituições ligadas aos três setores da sociedade, indicados preliminarmente por suas entidades.

A principal missão da CTE é apoiar a coordenação estadual e construir uma agenda comum entre os municípios e os atores sociais envolvidos e ainda analisar os planos de gestão municipais. O próximo passo será a capacitação dos municípios e identificação dos atores no âmbito municipal, e a coordenação estadual do Projeto Orla já está articulando com os ministérios, a exemplo do que foi realizado em outros estados.  “A Orla Marítima precisa ser gerenciada de forma diferenciada, participativa e integrada, pois constitui-se em um ambiente marcado pela diversidade de usos, possuidora de atributos que vão qualificá-la como um espaço ímpar e de grande valor” enfatiza a Bióloga Roseane Galeno, Coordenadora de Gerenciamento Costeiro da SEMAR.

Jornal da Parnaíba | Com informações da SEMAR/PI

Nenhum comentário: