O Ministério da Educação prorrogou as inscrições para os Cursos da Plataforma
Freire de Especialização e Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos, até
o próximo domingo, 19 de junho. Os cursos acontecem em parceria com as
Instituições Públicas de Ensino Superior (UFPI e ISEAF).
Os cursos da Plataforma Freire são cursos de formação continuada destinados aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais que tenham sido registrados no Censo Escolar de 2009 ou no Censo Escolar de 2010.
Os cursos da Plataforma Freire são cursos de formação continuada destinados aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais que tenham sido registrados no Censo Escolar de 2009 ou no Censo Escolar de 2010.
A especialização em Educação de Jovens e Adultos do Campo será realizada no Instituto Superior de Educação Antonino Freire, na modalidade presencial, com 50 vagas para Teresina, 50 para Picos e 50 para Parnaíba. “As inscrições são gratuitas, assim como os cursos que ajudam na formação do professor melhorando assim a qualidade do ensino”, declara o Secretário de Educação Átila Lira.
“Para confirmar sua inscrição é só acessar o site da Plataforma Freire, com seu CPF e sua senha, clicar no link “acompanhe sua inscrição” e depois em “aceitar indicação no curso de formação continuada”, informa a superintendente de Ensino da Seduc, Joara Delane.
A Gerente de Formação e Aperfeiçoamento, Ana Maria, disse que a Plataforma Freire tem o intuito de melhorar o preparo dos professores brasileiros. "A iniciativa em prol da educação ajuda os docentes a ingressar em uma faculdade, podendo contar com um curso de licenciatura para melhorar a qualificação profissional", esclarece.
Cursos de extensão e aperfeiçoamento
O processo de inscrição de professores da rede pública de educação básica nos cursos de extensão e aperfeiçoamento sofreu algumas mudanças. Agora a indicação dos professores para estes cursos é realizada pelo Diretor de sua escola.
Observe o cronograma e o responsável por cada uma das fases
a) a partir de 11/05/2011 por tempo indeterminado - Secretário de Educação deve confirmar ou alterar a lista de diretores de cada escola, responsáveis pelas indicações referentes ao seu município/estado na Plataforma Freire.
b) 16/05/2011 até 10/06/2011 - Diretores de Escolas devem indicar os professores que realizarão os cursos ofertados na Plataforma Freire.
c) 23/05/2011 até 19/06/2011 - Professor deve confirmar se tem interesse ou não em realizar o curso para o qual foi indicado pelo Diretor da Escola.
d) 20/06/2011 até 30/06/2011 - Secretário de Educação deve somente validar as pré-inscrições referentes ao número de professores que efetivamente poderão ser cedidos e apoiados para realização dos cursos.
e) a partir de 01/07/2011: Universidades visualizam a lista de professores validados para cada um dos cursos na Plataforma Freire.
Para cursos de especialização
O processo de inscrição de professores da rede pública de educação básica nos cursos de especialização ofertados pela Plataforma Freire deve ser feito diretamente pelos professores.
Observe o cronograma e o responsável por cada uma das fases:
a) 13/06/2011 até 19/06/2011 – Professor deve realizar a pré-inscrição nos cursos de especialização mediante a Plataforma Freire.
b) 20/06/2011 até 30/06/2011 – Secretário de Educação deve ter o cuidado para validar somente as pré-inscrições referentes ao número de professores que efetivamente serão cedidos e apoiados para a realização dos cursos.
c) a partir de 01/07/2011 – Universidades visualizam a lista de professores validados para cada um de seus cursos na Plataforma Freire.
Mais informações através do site www.mec.gov.br ou pelo telefone (86) 3216-3354.
Jornal da Parnaíba | Por Cíntia Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário. Favor assinar o blog com nome e e-mail.