quinta-feira, junho 30, 2011

A lição de Cocal dos Alves

Alguns dos estudantes premiados com troféus e medalhas
nas olimpíadas de matemática
O agente dessa transformação sem recursos e que surpreendeu o Brasil é o professor Antônio Cardoso do Amaral
O jornalista Mauro Sampaio escreveu, de Brasília, para o Acessepiauí: "Escola pública não é sinônimo de baixa qualidade de ensino no modesto município de Cocal dos Alves, a 263 km de Teresina. As redes municipal e estadual têm aquilo que falta em tantos lugares: o comprometimento dos diretores, professores e alunos com o ensino e a aprendizagem. Para lá foram, mesmo com precários recursos pedagógicos, quatro medalhas de ouro da 6ª Olimpíada Nacional de Matemática.
O agente dessa transformação sem recursos e que surpreendeu o Brasil é o professor Antônio Cardoso do Amaral, formado em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí, em Parnaíba. Há 9 anos, ele transfere o conhecimento dos números e seus cálculos aos alunos da sua cidade natal. Ao fazer o concurso público para professor do Estado, decidiu marcar como opção de vida o regresso "feliz" a Cocal dos Alves. Atualmente, também é contratado pelo município.
Em visita ao Congresso Nacional e ao ministro da Educação, Fernando Haddad, após ganhar notoriedade no Jornal Nacional, da TV Globo, Antônio Amaral retransmitiu a fórmula nem um pouco secreta do sucesso: com um quadro, um pincel, um livro e um compromisso honesto com a causa da educação é possível fazer uma revolução. "Nós não temos nem telefone fixo no colégio, mas eu e os demais professores estamos conseguindo fazer com 100 o que parece que muita gente não consegue fazer com 1000", afirma.
Antônio não planeja deixar Cocal dos Alves, mesmo que receba em Teresina ou centro maior, como Brasília, uma proposta salarial tentadora. "Quem vai ocupar esses espaços são os meus alunos. Eu ficarei por lá dando continuidade à minha missão", garante o professor. Só que um ex-aluno também preferiu voltar após se formar em... Matemática. Raimundo Alves está há um ano devolvendo a Cocal dos Alves o "investimento".
Sandoel de Brito Vieira, um dos medalhas de ouro na 6ª Olimpíada de Matemática, parece tímido por natureza, mas não é preciso tagarelar com estranhos para mostrar resultado. Ele recebeu o prêmio da presidenta Dilma Rousseff (PT) já cursando desde o início do ano Matemática na Universidade Federal do Piauí (UFPI).
"Mais de 70% dos nossos alunos são aprovados em vestibulares. E não é só para Matemática. Os outros professores estão cada vez mais envolvidos. Temos bons alunos em Química, Física e Português", explica o professor. Com pouco se faz muito em educação, basta querer. Quem quer, com muito pouco faz uma revolução na sala de aula. É o que ensina Cocal dos Alves".
Autor: Zózimo Tavares

Nenhum comentário: