quinta-feira, maio 05, 2011

Vice-governador defende indústria de transformação em audiência pública

Vice Governador Moraes Souza Filho
Vice-governador defende indústria de transformação em audiência públicaA Suzano Celulose e Papel apresentou para comunidade de Palmeirais, durante audiência pública na noite desta quarta-feira (04), no Ginásio Poliesportivo do município,o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental ( EIA/RIMA) do projeto de instalação de uma unidade industrial da empresa no Piauí. O vice-governador Moraes Souza Filho (PMDB) aproveitou a oportunidade para reafirmar a parceria e o compromisso do Governo do Piauí com o setor produtivo, sobretudo, a indústria de transformação, que é imprescindível para o fortalecimento da economia e o desenvolvimento do Estado.

Ao conhecer o EIA/RIMA apresentado pela Suzano Celulose e Papel, Moraes Souza Filho elogiou a política socioambiental da empresa, destacando que é este tipo de investimento que interessa ao Piauí por que gera emprego e renda e ao mesmo tempo assegura qualidade de vida à população.

“O prefeito de Palmeirais tem muita sorte, pois esta indústria vai transformar o município e a vida de muita gente da região. São 18 mil empregos entre diretos e indiretos e um investimento de mais de U$ 2 bilhões. O governo vai continuar apoiando essa iniciativa e trabalhar para que as vagas de empregos aqui geradas sejam preenchidas por piauienses”, disse o vice-governador, destacando o programa do Governador Federal que vai qualificar a mão de obra no Brasil com investimento de R$ 1 bilhão em cursos técnicos e profissionalizantes.

Moraes Souza explicou, ainda, que o Piauí vai se preparar para a instalação de grandes indústrias qualificando a mão de obra conforme a demanda e com investimentos e orientação dos programas do governo federal e da Confederação Nacional da Indústria através do sistema "S".

“Não basta atrair indústrias e gerar empregos. É preciso assegurar qualificação profissional para que os postos de trabalho sejam preenchidos por piauienses. No Brasil já está sobrando empregos que exigem mão de obra especializada e a presidenta Dilma lançou, recentemente, um programa para fortalecer as escolas técnicas do país. É um projeto importante para o Piauí que tem como qualificar seus trabalhadores e se preparar para atender a demanda”, disse durante discurso.

O vice-governador lembrou, ainda, que o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, fechou parceria para a implantação de cursos profissionalizantes na rede estadual de ensino. “O aluno da rede estadual de ensino receberá os cursos de qualificação profissional básica oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Essa é uma parceria firmada entre a Seduc e o SENAI e para esse semestre serão abertas 25 turmas com diferentes especialidades em Teresina, Picos, Piripiri e Parnaíba”, finaliza o vice-governador.

Além das escolas estaduais, a parceria irá atender o programa Teresina combate ao crack – oficina da vida e os programas de inclusão social APAES e Ana Cordeiro.
 
Por: Edson Almeida
Fotos:Marcelo Cardoso

Nenhum comentário: