sexta-feira, maio 27, 2011

Prefeitura de Parnaíba retira moradores do Inferninho para novo conjunto habitacional


42 novas casas para ex-moradores do inferninho
A Prefeitura de Parnaíba, atendendo orientação do prefeito José Hamilton Furtado Castelo Branco, removeu na manhã desta sexta-feira, dia 27, um grupo de 42 famílias que habitavam há décadas num local conhecido por “Inferninho”, localizado na Rua Xavante.

Siga-me no Twitter

Elas foram assentadas em um novo conjunto de 42 casas construídas com recursos federais e municipais, no Bairro Planalto Monserrathe. Para a retirada dessas famílias foram disponibilizados caminhões e equipes de apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Defesa Civil. Outras 23 famílias, já contempladas pelo Programa Minha Casa Minha Vida,  ainda permaneceram no local, aguardando chamada para ocuparem suas residências.

O secretário de serviços urbanos e defesa civil, Antônio de Pádua Melo, informou que à proporção em que as famílias deixam as antigas habitações, os quiosques que serviram de moradias improvisadas estão sendo demolidos. Ele explicou que a demolição das casas velhas é uma medida para evitar novas ocupações de um espaço sem a menor estrutura para moradia.

O vice-prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, esteve presente na entrega das chaves das casas aos novos moradores. Ele ressaltou que essa é uma vitória de todos e que a entrega concretiza a preocupação da Prefeitura de Parnaíba com a situação em que moravam, passando a oferecer melhor qualidade de vida a essas famílias. A entrega das casas foi acompanhada também por uma equipe de assistências social da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc).

As novas casas ficam localizadas no bairro Planalto, próximas às escolas municipais Jornalista Antero Cardoso Filho, na avenida Dr. João Silva e escola municipal Maria do Amparo Moraes dos Santos, na Rua Projetada 282, ao lado do conjunto residencial Raul Bacellar.

Além das escolas, as famílias contarão com transporte coletivo e Posto de Saúde da Família. Uma das principais mudanças na vida das famílias, de acordo com dona Cecília Pereira que teve a família contemplada com uma nova casa, é a questão da higiene, problema enfrentado por todos que moravam no “Inferninho” e que afetava diretamente a saúde das pessoas. 

Outro problema sanado com a mudança das famílias é o alagamento bastante recorrente na antiga área. “Mudar para um lugar enxuto e limpo vai ser muito bom para todos nós”, afirma dona Maria da Conceição.
Mudança dos moradores do "inferninho" para o novo conjunto habitacional Solidariedade
Até então, 42 famílias dividiam pouco espaço e nenhuma condição de moradia
Jornal da Parnaíba
Por Romualdo Neves/Secom Parnaíba

Nenhum comentário: