quinta-feira, abril 21, 2011

Rendas de bilro da Ilha Grande chegam aos Estados Unidos e Portugal

Mulheres fazem renda de bilro na Ilha Grande - PI
(Foto: Anay Cury/G1)
As rendas de bilros produzidas no município de Ilha Grande, no Delta do Parnaíba, têm como um dos seus destinos o mercado internacional. As peças confeccionadas por um grupo de 17 pessoas, sendo 16 mulheres, chegaram aos Estados Unidos e Portugal levado por turistas que visitam a cooperativa. No entanto, não é somente o mercado internacional que adquire as peças, os turistas nacionais visitantes do Delta do Parnaíba, sempre passam por ali e levam para os diversos estados do Brasil.

A renda de bilro foi herdada dos açorianos (habitantes do arquipélago dos Açores). Além do mercado internacional, a Associação dos Artesãos em Trançados da ilha Grande de Santa Isabel, que tem apenas um ano, começa a receber encomendas de grandes redes de lojas para a fabricação das peças.

“Estamos fazendo o pedido para uma loja de roupas masculinas. Eles pediram dez peças, dez lenços”, contou a presidente da associação, Alessandra Costa Silva.

Apesar de a produção do artesanato em renda levar até três meses para ficar pronta, dependendo da peça, os preços compensam o esforço despendido. Uma toalha de mesa decorada com rendas típicas da região chega a custar R$ 800. “Estamos nos especializando em cursos dados pelo SEBRAE e apostando em qualidade, sempre”, disse Alessandra, que é de uma geração de artesãos que viveram na região.
Matérias relacionadas:
Geração de emprego na comunidade Barro Vermelho em Ilha Grande;

Redação: Jornal da Parnaíba
Com informações de Anay Cury/G1

Nenhum comentário: