Pages

quinta-feira, abril 07, 2011

Frota sucateada e ainda é chamada de "transporte alternativo"

Van em Péssimo estado de conservação
O transporte coletivo em Parnaíba não existe, o que existe é um arremedo chamado de “Transporte Alternativo” com uma frota sucateada e precisando de medidas enérgicas por parte do poder público, aqui incluída a prefeitura, DETRAN, PPTRAN e Ministério Público.

Pelo estado de conservação destes veículos nem dá para chamá-los de 'transporte alternativo'. Mas porque alternativo se não tem ônibus, seria um transporte alternativo se tivesse ônibus circulando e quem não gostasse ou não quisesse usaria as Van’s, aí sim, como alternativo, além do que deveria ser melhor do que os ônibus para que a população pudesse optar por esse tipo de transporte, mas este não é ocaso em Parnaíba.

Temos que saber realmente quem são os responsáveis por esta situação, se a Prefeitura de Parnaíba que faz o credenciamento, se o DETRAN que não fiscaliza os veículos que estão em circulação, pois não existe fiscalização efetiva sobre a qualidade do transporte. O certo mesmo é que o grande prejudicado é a população do município.

Temos informações de que Ministério Público já cobrou providencias, mas de quem mesmo? O que temos notícia é que a Câmara Municipal aprovou um projeto para que fosse feita licitação para rotas pré-estabelecidas, mas que até o momento não foi colocado em prática.

É comum ver pessoas encostadas no pára-brisa porque não tem mais vagas nas vans, qualquer batida essas pessoas sacam do veículo e enquanto não houver um acidente grave nenhuma providência será tomada. Sem contar com a velocidade desenvolvida pelas ruas da cidade numa competição entre eles para ver quem chega primeiro ao ponto e colhe o maior número de passageiros possíveis.

A situação do transporte alternativo em Parnaíba já foi por diversas vezes denunciadas pelos portais, blog’s, rádio e TV’s locais. Infelizmente esta situação persiste e milhares de pessoas diariamente colocam em risco suas vidas ao usar tal transporte, sob o olhar complacente dos órgãos fiscalizadores.

As Van’s só fazem o percurso para os bairros até às 19:00hs porque não tem nenhum órgão que os obrigue a funcionar depois deste horário. O grande prejudicado são os estudantes do turno da noite e os trabalhadores de estabelecimentos que funcionam até mais tarde, como padarias, lanchonetes, etc. Os moradores do Bairro Igaraçu, Conjunto Cândido Athaide, Lagoa da Prata e outras localidades distantes não aguentam mais tanta humilhação e descaso.

Esta situação vem de longe, a qualidade do serviço de transporte em nossa cidade deixa muito a desejar, e isso, desde gestões passadas, quando acabaram com os ônibus, colocaram 'Vans'.

Parnaíba ainda por cima pleiteia ser Sub Sede da copa do Mundo de 2014. Neste item, transporte coletivo, seria logo descartado. Os turistas que procuram o transporte coletivo são informados que não existe só transporte alternativo.

A população de Parnaíba há muito tempo clama por ônibus, para fazer o transporte coletivo, é mais seguro e pelo tamanho da população merecia ser mais bem cuidado.

É inadmissível que uma cidade do porte de Parnaíba ainda não existam ônibus equipados para transportar deficientes. Para isso precisamos que tenham cadeira especial para pessoas obesas, gestantes e para idosos, duas portas, ar-condicionado, rampa para cadeirantes e espaço para o acompanhante.

Vejam abaixo a qualidade do tal tranporte alternativo ofericidos a população parnaibana.

Jornal da Parnaíba
Fotos Cleiton Paparazzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Favor assinar o blog com nome e e-mail.