sábado, março 19, 2011

"Super Lua" deve causar ondas de até 3 metros na Pedra do Sal

Neste sábado, dia 19, ocorrerá o fenômeno conhecido por “Super Lua”. A Lua cheia parecerá maior do que o normal. Isso porque ela estará na distância mais próxima da Terra dos últimos 18 anos, devido à proximidade, as marés deverão se alterar e na Pedra do Sal, em Parnaíba, são esperadas ondas de até três metros.

A Lua iluminará o céu a apenas 356.574 quilômetros daqui - 6.530 quilômetros mais perto do que o habitual. Esse ponto de proximidade se chama “Perigeu Lunar”. O fenômeno acontece apenas quando é Lua cheia e porque a órbita do satélite é elíptica - sua distância da Terra é variável - e não circular.


Especialistas dizem que o espetáculo será inesquecível, pois será a maior aproximação da terra desde 1992. A lua cheia poderá aparecer no céu 14% maior e 30% mais luminosa, principalmente em boas condições atmosféricas.
Redação: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: