Grandes ondas chega a praia da Pedra do Sal em Parnaíba Fotos: Carlson Pessoa |
Conforme já era esperado para este sábado, dia 19, está ocorrendo o fenômeno conhecido por “Super Lua”. A Lua cheia parecerá maior do que o normal. Isso porque ela estará na distância mais próxima da Terra dos últimos 18 anos.
Devido à proximidade da terra, as marés sofreram alterações e na Pedra do Sal, em Parnaíba, por volta da 16 horas o mar revolto avançou pelas barracas e chegou próximo a pista de acesso. O Blogueiro Carlson Pessoa esteve no local e registrou as grandes ondas de até três metros. Barracas que já vem sofrendo destruição ao longo do tempo, causadas por marés altas, foram mais uma vez castigadas pelas ondas.
Apesar das condições atmosféricas apresentar muitas nuvens e o tempo chuvoso em Parnaíba, está dando pra ver a Lua iluminando o céu a apenas 356.574 quilômetros daqui - 6.530 quilômetros mais perto do que o habitual. Esse ponto de proximidade se chama “Perigeu Lunar”. O fenômeno acontece apenas quando é Lua cheia e porque a órbita do satélite é elíptica - sua distância da Terra é variável - e não circular.
Especialistas dizem que o espetáculo é inesquecível, pois será a maior aproximação da terra desde 1992. A lua cheia aparece no céu 14% maior e 30% mais luminosa, principalmente em boas condições atmosféricas.
Redação: Jornal da Parnaíba
Com fotos de Carlson Pessoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário