terça-feira, março 29, 2011

Projeto 'Palco Giratório' do SESC traz espetáculos a Parnaíba em abril

Palco Giratório do Sesc estará no Piauí a partir do próximo mês e percorrerá as cidades de Parnaíba, Teresina e Floriano.

O circuito "Palco Giratório", criado pelo Sesc em 1998, deu início a sua 14ª edição e os grupos que compõem o projeto já iniciaram a itinerância e vão passar pelas capitais e cidades do interior, percorrendo teatros, centros culturais e praças públicas até o mês de dezembro. Pelo Piauí, os grupos irão se apresentar em Teresina, Parnaíba e Floriano, a partir do próximo mês. Na programação estão previstas quatro apresentações, nos meses de abril, maio e setembro.

Nessa edição participarão 16 grupos de vários estados, com 37 espetáculos. Ao todo, serão percorridas 114 cidades, num total de 728 apresentações, em todas as regiões do território brasileiro. Do teatro adulto e infantil passando por teatro de bonecos e de rua até o circo e a dança, entre outras manifestações, o Palco Giratório privilegia as mais diferentes formas de linguagem, em uma importante rede de intercâmbio cultural.

O Palco Giratório estimula, ainda, o exercício de uma "cidadania cultural", incentivando o acesso ao desenvolvimento de conhecimentos e aptidões artísticas por meio de oficinas, debates e intercâmbios (troca de metodologia entre grupos artísticos). Processo que acaba por incentivar também as produções locais.

"Apoiar manifestações que contribuam para a criação artística e intelectual; democratizar a cultura nacional , promovendo o acesso aos bens culturais, são objetivos cotidianos do SESC. O Projeto Palco Giratório reflete bem este compromisso e se consolida, a cada ano, como uma marca no registro histórico das artes cênicas em nosso país", disse o Diretor-Geral do Departamento Nacional do Sesc, Maron Emile Abi-Abib.

Na prática, esta ação vem contribuindo para o desenvolvimento, transformação, difusão e descentralização das artes cênicas no Brasil, promovendo um rico diálogo entre Educação e Cultura por meio das mais diversas linguagens cênicas. E assim, o Circuito segue seus objetivos sociais que levam em consideração o fortalecimento do pensamento crítico e a colaboração para a formação de cidadãos sensíveis e a harmonização entre trabalho e lazer cultural.

Em seus 14 anos de existência, passaram pelo Circuito 163 grupos teatrais em aproximadamente 5.474 apresentações por todo o Brasil, alcançando um público de mais de 2,5 milhões de espectadores. Além de ter contado com participações de grupos de grande destaque como a Companhia do Latão (SP), Armazém Companhia de Teatro (RJ), Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare (RN), Lia Rodri-gues Companhia de Dança (RJ) e Mamulengo Só-Riso (PE).

Jornal da Parnaíba
Com informações Jornal Diário do Povo

Nenhum comentário: