![]() |
Comunidade escolar mobilizada contra a dengue em Parnaiba Foto: Secom |
A campanha que a Prefeitura de Parnaíba vem coordenando no combate à dengue está surtindo efeitos positivos junto à população. A avaliação é do vice-prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, ao analisar o boletim da Coordenadoria de Epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado no último dia 22 e que, mais uma vez, não inclui Parnaíba entre os municípios mais afetados pela dengue. Na visão das autoridades municipais este fato reflete o sucesso da campanha iniciada ainda no final do ano passado e que tem conseguido o envolvimento de servidores de diversas secretarias da prefeitura e de setores diversos da sociedade local.
Os municípios com maior incidência de dengue este ano tem sido Teresina, com 842 casos, Piripiri com 517 casos, Matias Olímpio com 173 casos, entre outros com índices altos de infestação. Com onze casos confirmados este ano, Parnaíba não foi incluída na lista dos municípios com alto risco de dengue. Entre estas confirmações houve um caso de morte no Hospital Dirceu Arcoverde com diagnóstico clínico compatível com dengue hemorrágica, mas sem comprovação laboratorial para confirmar a causa da morte. Nesta última semana o Lacem, órgão da Secretaria Estadual de Saúde, descartou um caso de morte por dengue hemorrágica em Parnaíba a partir de exame em laboratório.
Para Florentino Neto o sucesso da campanha em Parnaíba deve-se ao engajamento da Prefeitura através de diversas secretarias e o envolvimento da população que tem, segundo ele, demonstrado sensibilização com o problema, embora muita coisa ainda possa ser feita. As ações que estão sendo desenvolvidas fazem parte, segundo ele, do Plano de Contingência Contra a Dengue elaborado pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde sob a coordenação do prefeito José Hamilton. Fazem parte destas estratégias ações administrativas, manejos clínicos dos casos, trabalhos de campo para bloqueio de focos nos bairros, campanhas de educação em saúde através dos meios de comunicação de massa e atividades em escolas.
Entre as ações de impacto enumeradas pelo vice-prefeito Florentino Neto estão a formação de um mutirão de limpeza com 81 agentes de endemia, 32 garis e 112 capinadores e que vêm atuando diariamente nos bairros; realização de uma campanha através dos meios de comunicação com mensagens de alerta e de instruções para a população combater o mosquito aedes aegypti; mobilização de estudantes e professores do município em caminhadas nos bairros com faixas, cartazes e discursos sobre a temática do combate à dengue. “A Prefeitura inteira está mobilizada nesta campanha em favor da vida; queremos evitar que surjam outros casos e manter Parnaíba fora da lista dos municípios com alto risco de dengue”, disse Florentino Neto.
Por F.Carvalho/Secom
Edição: Jornal da Parnaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário