terça-feira, março 22, 2011

13 clubes do Piauí assinam manifesto de apoio a atual diretoria da FFP

Sede da FFP em Teresina - PI
Dos 16 clubes filiados a Federação Piauiense de Futebol, 13 assinaram um manifesto nesta segunda feira (21) para encaminhamento a Confederação Brasileira de Futebol (CBR), dando respaldo ao atual presidente.

Os treze filiados que assinaram o documento foram: River, Flamengo, Piauí, 4 de Julho, Barras, Parnahyba, Comercial, Picos, Cori-Sabbá, Princesa do Sul, Tiradentes, Sete Cidades e Oeiras, externando apoio à gestão atual.

Entenda o porquê da manifestação

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cortou a verba da Federação de Futebol do Piauí (FFP) por causa de problemas na justiça e o campeonato piauiense está ameaçado de sofrer mais um adiamento, podendo até nem ser realizado e se realizado não terá o reconhecimento do CBF, prejudicando os clubes piauienses que não poderão participar da Copa do Brasil e terceira divisão do Brasileirão de 2012.

O Campeonato Piauiense está com sérios problemas para 2011. Tudo por conta da eleição para a FFP ter ido parar na Justiça Comum. O candidato derrotado na última eleição, Cesarino Oliveira, entrou na justiça comum para ficar com a vaga, já que seu concorrente, Joaquim Lula Ferreira, foi cassado, por acusação de corrupção.

Então, começou o problema. Porém, a CBF alega que não reconhece a atual administração da FFP, pois não aceita ações advindas da Justiça Comum, somente da Justiça Desportiva, e com isso, cortou a verba de R$ 30 mil mensais repassada à Federação.

Além disso, a CBF encaminhou ofício a todas as federações filiadas solicitando que não cedam transferência de jogadores para os clubes piauienses, prejudicando a preparação dos times para o estadual. Com o Campeonato Piauiense não sendo reconhecidos pela CBF os clubes piauienses também não participará da Copa do Brasil do próximo ano, vez que as vagas são do campeão e vice do ano anterior, a exemplo de Comercial e Barras que foram eliminados na primeira fase.

Na administração de Joaquim Lula Ferreira foram gastos na FFP a quantia de R$ 527.000,00 entre os meses de outubro e dezembro de 2010, mesmo o futebol do Piauí estando parado, sem nenhuma competição amadora ou profissional.

Redação: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: