Dados do último Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado em novembro de 2010, indicam que os dois municípios do estado que aplicaram a metodologia -Teresina e Parnaíba - estão com índices considerados satisfatórios. Isso acontece quando são encontradas larvas do mosquito transmissor da dengue em menos de 1% dos imóveis pesquisados. Teresina apresentou índice de 0,2% e Parnaíba, de 0,1%.
O LIRAa é um dos seis componentes do Risco Dengue, ferramenta que identifica o risco de epidemia nos estados, combinando fatores como incidência de casos de dengue (atual e em anos anteriores), índices de infestação pelo mosquito, sorotipos virais em circulação, densidade populacional, cobertura de abastecimento de água e coleta de lixo.
De acordo com o Risco Dengue, 16 estados estão em risco muito alto - todos do Nordeste mais Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Amazonas e Acre.
Clique na figura do envelope ai em baixo e envie esta notícia a um amigo.
Jornal da Parnaíba
Com inf. Portal da Clube e Ministério da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário