quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Mecado Público de Buriti dos Lopes, sujeira e fedor tomam conta

Clientes do mercado convivem com fedentida do mercado de Buriti dos Lopes
Por: Frank Cardoso
Fotos: Rurik Araújo
O Mercado Público de Buriti dos Lopes -PI, no norte do estado do Piauí, é um exemplo de permissividade por parte das autoridades de saúde desta cidade, imundície, sujeira, baratas, ratos, cheiro de podre, restos de carnes e lixo são tolerados no ambiente.

Ambiente escuros e muita sujeira

O ambiente está abandonado. Toda a parte interna do mercado está em situação precária. O abandono é total, com ambiente escuro e boxes imundos. Além disso, as grades de segurança estão se quebrando. Do lado de fora, o local onde são vendidos peixes, a falta de higiene é total e ninguém sabe responder quando foi que Vigilância Sanitária passou no local pra inspecionar.

A gente depende do mercado para vender nossa carne, mais vocês estão vendo aí a estrutura que temos pra trabalhar e o banheiro daqui, é imundo. Estamos perdendo clientes para os açougues da cidade, a população está evitando comprar carne no Mercado. E como a gente vai ficar para ganhar o pão de cada dia?”, questiona um açougueiro.
 
O açougueiro tem razão em reclamar. Dos dois banheiros, o feminino e o masculino estão sempre sujos e é um fedor danando, quem se atreve á entrar passa por um verdadeiro sacrifício.
 
Outro comerciante falou que acredita que é preciso fazer muita coisa para melhorar o mercado. “De imediato teria que fazer uma pintura em todo o ambiente, colocar algumas cerâmicas e azulejos nos boxes, arrumar estes banheiros fazer uma limpeza geral aqui dentro”, afirma.
 
Flagramos um açougueiro cortando carne em cima de um tronco de madeira todo imundo, os clientes que faziam compras no mercado demonstraram não se importar com a falta de higiene no manuseio das carnes. Foi o caso da dona de casa Maria das Graças.
 
- Não me importo se eles cortam as carnes nesse tronco e sem usar proteção, quando chego em casa eu lavo a carne - disse. Sem saber do perigo que está correndo.

Mau cheiro insuportável no banheiro do mercado

De acordo com um nutricionista do município, essa prática não elimina os nutrientes do alimento, mas também não assegura a higienização.

Na opinião de um cliente, que se identificou apenas como José, a falta do uso da máscara e da luva acaba se tornando tão natural que os clientes nem notam.

- Acho que a falta da máscara e do uso de luva acaba se tornando tão comum que nem vejo, e creio que seja assim com todo mundo. Só agora notei que enquanto era atendido o açougueiro levou a mão à boca - falou, acrescentando que costuma fazer suas compras no local, por ser próximo à sua casa.

Edição: Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário: