segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Governo do Piauí realizará Campanha Educativa do Carnaval no litoral

As ações prevêem blitz, distribuição de material informativo, entrega de kit contendo camisinhas, dentre outros objetos.
O Governo do Estado do Piauí vai realizar uma intensa campanha educativa no litoral piauiense antes e durante o Carnaval deste ano, abordando temas diretamente envolvidos com a maior festa popular do mundo: as drogas, a prática do sexo irresponsável, a violência no trânsito, entre outros.


A principal meta é conter os índices que se tornam alarmantes a cada Carnaval, como o número de usuários de drogas, de acidentes automobilísticos envolvendo o excesso no consumo do álcool e a proliferação de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e da AIDS, após a prática da relação sexual irresponsável.

Entre as ações definidas, a campanha utilizará blitz, oficinas em escolas públicas e privadas, além da distribuição de um completo material informativo, organizado em um kit, que terá, entre outros objetos, três camisinhas para distribuição gratuitas. O trabalho será realizado em Luis Correia, onde tradicionalmente a festa do Carnaval já reúne um grande número de pessoas.

No entanto, todas as demais cidades do Piauí receberão material de apoio para a realização da campanha educativa. “Vamos fazer uma intensa campanha, em comum acordo com os órgãos do Estado envolvidos nas temáticas do Carnaval, como a secretaria da Saúde, o Detran, a secretaria da Educação e demais órgãos. Queremos realizar esta campanha, principalmente, dentro das escolas, conscientizando a juventude antes do Carnaval, além de incentivar os gestores municipais a montarem estandes nas cidades, durante a festa do Carnaval, com orientação e distribuição de material informativo”, afirmou Plínio Dumont, coordenador da Juventude.

Para o Tenente Coronel Raimundo Sousa, comandante do BPRE, é essencial que a campanha adentre as escolas, realizando mais do que palestras, mas oficinas, teatro e outras atividades que mostrem os problemas relacionados às temáticas da campanha. “As crianças, geralmente, é que orientam os pais, os adultos. Se levarmos a informação até elas, os adultos serão atingidos também”, destaca.

A professora Gemma Galgani, representante do Detran na reunião, concordou. “Será um trabalho árduo e com realização contínua. O trânsito, a saúde, a educação, a segurança e a juventude precisam caminhar juntas agora e depois desta campanha”, afirmou. Após a definição das estratégias, os representantes dos órgãos estaduais organizaram-se em uma escala de trabalho, onde cada instituição envolvida na Campanha deverá dirigir-se até duas ou três cidades-pólos de atuação do Carnaval, de forma que a Campanha possa se estender por todo o Estado do Piauí.

A data do lançamento oficial, com nome e slogan da campanha, será divulgada nesta semana. Outras informações podem ser obtidas através dos seguintes contatos: (86) 3221-7978, 3221-8963 ou no e-mail institucional da Cojuv, coordenadoria.juventude@juventude.pi.gov.br.

Edição: Jornal da Parnaíba
Com informações da Ccom

Nenhum comentário: