O Governo do Estado deve criar uma Superintendência Regional da Polícia Civil em Parnaíba para coordenar as delegacias de municípios vizinhos onde não tem um bacharel em direito concursado como delegado. Superintendências Regionais de Policia a serão comandadas por um Delegado de carreira, concursado e poderão ser extintas algumas delegacias.
Êste é o que está sendo chamado pelo governo do estado do Piauí de “Plano B” para atender as decisões da Justiça e do Tribunal de Contas do Estado relativas às nomeações de delegados militares que devem ser substituídos por bacharéis em Direito concursados. É o que Informa fonte do Palácio de Karnak.
Seria intenção do governo em acabar com várias delegacias e criar Superintendências Regionais, cujos superintendentes serão Delegados concursados, bacharéis em direito que, vão coordenar de 10 a 20 cidades num município pólo a exemplo de Parnaíba.
As Superintendências Regionais de Policia a serão comandados por um Delegado de carreira, concursado. Elas serão compostas por 10 ou até 20 Sub-Delegacais que, por sua vez, poderão ser chefiadas por Policiais Militares ou Agentes de Policia Civil, considerando que, nesses casos, não haverá o cargo de Delegado. Inicialmente, essas Superintendências ficarão nos municípios de Picos, Parnaíba, Floriano, Corrente, Bom Jesus, Piripiri, Campo Maior, Valença Oeiras, Água Branca, Pio IX, Paulistana e São Miguel do Tapuio.
Informa ainda a fonte palaciana que, é intenção do governador Wilson Martins colocar um Delegado de carreira, bacharel concursado em cada cidade onde for Comarca. "Onde tiver um Juiz e um Promotor vai ter um Delegado", diz a fonte. Isso deve ocorrer independente da Superintendência. Pode ocorrer de, no mesmo município ter uma Superintendência Regional e ao mesmo tempo funcionar uma Distrital.
Redação: Jornal da Parnaíba
Com informações de Allisson Paixao e Pedro Alcântara
Nenhum comentário:
Postar um comentário