terça-feira, março 29, 2011

Araioses completa 73 anos


Araioses - MA com o Rio Santa Rosa ao Fundo

O município de Araioses amanheceu nesta terça feira, dia 29 de março, fazendo 73 anos de emancipação política. Conheça melhor a cidade de Araioses. Andréa Garcia, filha e moradora de Araioses, ao ler uma reportagem deste blog, de autoria de Leandro Sousa do Marrapa.com: “Enquanto isso na cidade de Araioses…onde tecia comentários sobre a Câmara Municipal, cunhou uma bela frase e que deve servir de incentivo aos que desejam conhecer esta cidade: “Para quem realmente não conhece, conheça e se apaixone por Araióses...”, disse ela.

Igreja Matriz vista do Rio Santa Rosa
Emancipação Política: (73 anos) Primitivamente, um aldeamento dos Índios Arayos, ramificação dos Tremembés que habitavam Tutóia, Araioses, então denominada N. S. da Conceição dos Índios Arayos, já era uma povoação por volta de 1767, quando foi visitada pelo Governador Joaquim de Mello e Povoas, que ali mandou instalar uma tecelagem para produção de panos com o algodão cultivado por seus moradores. Com a construção de uma capela e em razão do fervor católico dominante, dois chefes índios, João Magu e Silvestre Silva, doaram suas terras a Nossa Senhora, a fim de que nelas fossem criados o gado vacum e outros animais doados à santa. Em 1893, Araioses foi levada à condição de município em 29 de março de 1938, por força do Decreto-Lei Nº 45.

Ilha do Caju
Pontos Turísticos de Araioses:

O município de Araioses faz parte do pólo turístico Delta do Parnaíba. O local abriga o Refúgio Ecológico Ilha do Caju, um rico ecossistema com dunas, manguezais, igarapés, lagoas, rios, mar e pequenos animais que incluem tatus, macacos, tucanos e quatis, entre outras espécies. A Ilha do Caju está a cerca de 39 km da cidade de Araióses, entre as 80 ilhas e ilhotas que formam o Delta. Com extensão de 10.139,3 ha, dos quais 35% de mangues, 12% de dunas, 23% de matas, 20% de campos e 10% de salgados. A Ilha do Caju é uma das mais visitadas do Delta do Parnaíba.

Ilha das Canárias
A região possui quatro ilhas: dos Poldros, do Carrapato, Carnaubeiras e Canárias, não deixe de conhecê-las. É possível realizar passeios de barco e a cavalo por trilhas na mata e na praia e de canoa ou caiaque, pelos igarapés, passando pelos rios do Fundamento e Mocambo.

Visite as praias Melancieiras, uma linda enseada entre as Ilhas do Caju e Grande do Paulinho, Taboa, próxima a foz de alguns rios, Emília, com areia grossa e água de estuário, Mangue Seco, com água verde escura e Barra do Caju, ótima para banho.


Geografia - O município encontra-se na região nordeste do Estado do Maranhão, e é uma das portas de entrada para o Delta do Rio Parnaíba.

O município de Araioses compreende uma área de 1.782,5 km². Incluindo a parte continental e insular (Ilha das Canárias, Ilha do Caju, etc). Está localizado a uma altitude de 6 metros acima do nível do mar.

Sua população, de acordo com o Censo-2010, é de 42.600 habitantes. Sua densidade demográfica é de 23,9 hab/km².
Hidrografia - O município localiza-se às margens do Rio Santa Rosa (afluente do Parnaíba) e é cortado pelo Rio Magu, rio este que tem nascentes no município de Santana do Maranhão.

Rodovias MA-345 BR-402

Araioses - Vista aérea
Administração: Prefeito: Çuciana Marão Felix - "Luciana Trinta" (2009/2013) Vice-prefeito: Felipe Vaz Pires Presidente da câmara: Wilson Miranda- (2011/2013).

Quem nasce em Araioses é araiosense

PREFEITURA MUNICIPAL: Rua 07 de Setembro s/n°, Centro - Fone / Fax (98) 3478-1230
CÂMARA MUNICIPAL: Avenida Doutor Paulo Ramos - Conceição Telefone : (98) 3478-1291
POSTO FISCAL: Rua Nova - Centro Telefone : (98) 3262-5009
SECRETARIA DE SAÚDE: Avenida Doutor Paulo Ramos, 377 - Conceição Telefone : (98) 3478-1181

Redação: Jornal da Parnaíba

Um comentário:

*** Andrea Garcia *** disse...

Araióses é realmente apaixonate!...
Quem conhece sabe exatamente o que estou falando!
Infelizmente não teremos muito o que comemorar no seu aniversário, pois a cidade está mais uma vez passando por uma fase de abandono por parte do poder público. Mas resta a nós, araiosenses, a esperança de um dia poder ver nossa querida Araióses em pleno desenvolvimento e seus filhos sendo tratados com respeito, carinho e dignidade...
Araióses é uma cidade verdadeiramente maravilhosa, a administração é que é um desastre!