terça-feira, fevereiro 08, 2011

Anunciada a construção de escola agrotécnica em Parnaíba

A Seduc anunciou nesta terça feira (08) que será construída, em 2011, uma escola agrotécnica em Parnaíba.

A Secretaria Estadual de Educação e Cultura(Seduc) vai oferecer este ano mais de 11,1 mil vagas em suas 36 escolas profissionalizantes. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira(8) pelo diretor do Departamento de Ensino Técnico Profissional, Reinaldo de Araújo Lopes.

Segundo o diretor da Seduc, no ano passado foram oferecidas 9,3 mil vagas e para este ano estão sendo criadas outras 2,8 mil. Em 2011, o governo deverá construir mais cinco escolas agrotécnicas, beneficiando os municípios de Picos, Parnaíba, Teresina, Oeiras e Floriano, e duas escolas técnicas urbanas. Estas duas últimas no bairro Dirceu Arcoverde, em Teresina, e na cidade de Esperantina, na região norte do estado, todas elas já em processo de licitação.

As escolas oferecem mais de 20 cursos profissionalizantes de nível médio, entre eles os de enfermagem, mecânica de automóvel, administração, comércio, edificações e geoprocessamento. Em algumas escolas funcionam também cursos voltados exclusivamente para a agricultura familiar, como a da cidade de São João do Piauí.

Reinaldo Lopes adiantou que das 36 escolas técnicas existentes no estado, 22 serão reformadas – algumas delas já estão em obras – e ganharão novos equipamentos. Em Teresina, por exemplo, as obras de reforma da Escola Técnica Dirceu Mendes Arcoverde, no Bairro Morada do Sol, já foram concluídas.

Nas escolas técnicas voltadas para os agricultores familiares, são oferecidos cursos técnicos de acordo com a vocação de cada região. O curso técnico em agropecuária é um dos mais procurados pelos jovens agricultores. Eles estudam em regime de alternância, onde cada grupo passa 15 dias na escola, em regime de internato, e outros 15 dias fica em casa, participando de aulas práticas em sua própria comunidade.

Além desses cursos, a Seduc oferece o programa ProJovem Saberes da Terra, desenvolvido em parceria com o Ministérios da Educação, que atendeu 2,150 mil alunos em 48 municípios piauienses durante o ano passado e que em 2011 deverá alcançar a marca 2,695 mil alunos em 77 municípios.

O Saberes da Terra tem como objetivo desenvolver políticas públicas de educação do campo e de juventude, garantindo oportunidade de escolarização em ensino fundamental para jovens agricultores familiares, excluídos do sistema formal de ensino. A modalidade é a de educação de jovens e adultos, integrado à qualificação social e profissional adequada ao campo.

Edição: Jornal da Parnaíba
Com informações de: Francisco Leal e Paulo Barros

Nenhum comentário: